Título: Dom Geraldo critica parlamentares
Autor: Frazão, Heliana
Fonte: O Globo, 23/12/2006, O País, p. 11

Presidente da CNBB diz que proposta de aumento de subsídios é absurda

SALVADOR. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, voltou a criticar os políticos brasileiros, ao enviar ontem a sua mensagem de Natal aos católicos do o país. Dom Geraldo questionou a proposta de aumento do subsídio dos parlamentares de 90,7%. Ele classificou o projeto de ¿absurdo, uma desfaçatez¿ e conclamou a população a protestar contra o reajuste, que já foi derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo dom Geraldo, a sociedade precisa expressar o seu inconformismo com essa atitude dos parlamentares:

¿ Eles (os parlamentares) não têm o direito de fazer isso. Isso não é o exercício da democracia no seu sentido verdadeiro. A democracia não foi feita para favorecer a uns com algo que vai contra o bem comum.

Para o religioso, se esse não for o pior Congresso da história da política brasileira, ¿certamente é um dos piores¿, porque, no seu entendimento, ¿jamais se ouviu dizer de tantas coisas, tanta corrupção num ano só¿.

¿ Quando se trata de aumentar o salário mínimo é necessário tanta discussão, tanta confusão. No entanto, eles aumentam os próprios salários na maior desfaçatez, como se fosse a coisa mais simples do mundo, como se isso não fosse da maior gravidade ¿ disse, acrescentando que o mesmo vale para o aumento dos salários no Judiciário.

¿ Que aumentem os salários, mas de forma justa. Gostaria que todos parassem para refletir sobre a necessidade de se reduzir o fosso existente entre tantos que ganham tão pouco e poucos que ganham tanto como é a realidade no país.

Dom Geraldo lembrou que, para conseguir se aposentar, o trabalhador enfrenta uma série de exigências e precisa comprovar mais de 30 anos de atividade, quando alguns parlamentares se sentem no direito de perpetuar seus vencimentos após um único mandato

¿ É preciso que haja renovação na política brasileira, de pessoas que tenham respeito pelo bem público ¿ pregou, frisando que o caos verificado no sistema aéreo foi mais um fato deprimente que se somou a tantos outros este ano ¿pela falta de respeito à sociedade¿.

Na análise de dom Geraldo, a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um voto de confiança. No entanto, disse que Lula pode cair na descrença popular se não realizar o que se propôs, ¿cuidando do progresso social e da nossa gente¿, sobretudo da população mais pobre, que, segundo o cardeal, ainda padece da falta de atenção do governo.

¿ Não desejo que ele não seja bem sucedido, bem ao contrário, mas o Brasil ainda é entre os países emergentes o que está em pior situação, e com uma grande população de miseráveis, necessitados de atenção.

Dom Geraldo informou também que recebeu esta semana a confirmação do Vaticano sobre a beatificação como mártir, em 2007, da freira vicentina baiana Lindalva Justo de Jesus. Ela foi assassinada em 1993 por um dos idosos atendidos no abrigo Dom Pedro II, em Salvador, onde trabalhava. Ela recebeu 43 facadas. Com a beatificação aprovada pelo papa Bento XVI, o processo da freira passa à frente do de Irmã Dulce. Segundo o cardeal, para ser considerada mártir, o Vaticano não exige a comprovação de milagre.