Título: Meio ambiente contribui para o crescimento
Autor: Brag, Isabel
Fonte: O Globo, 23/12/2006, O País, p. 13
Coordenadora de rede de ONGs pede que Marina permaneça
BRASÍLIA. A coordenadora da Rede de ONGs pela Mata Atlântica (RMA), Miriam Prochnow, elogiou a sanção da lei, mas disse que é preciso muito esforço para que as medidas previstas nela se concretizem. Ela pediu ajuda a Lula para acabar com o preconceito de que a defesa do meio ambiente atrapalha o desenvolvimento do país. E também pediu que Marina fique:
¿ Meio ambiente é produtivo, contribui para o crescimento. Gostaríamos imensamente que essa gestão continuasse. Temos toda a confiança na ministra Marina Silva e em uma gestão no futuro para nos ajudar a fazer a lei da Mata Atlântica sair do papel.
Marina usou seu discurso para reafirmar que é possível crescer preservando o meio ambiente. Citou a criação de 300 mil unidades de conservação da Mata Atlântica e a redução em 70%, de 2000 a 2005, de seu desmatamento. Mas afirmou que há dez anos o país aprende a lidar com o meio ambiente, dando crédito a gestões anteriores, como a do ex-ministro Zeca Sarney (PV-MA), presente à solenidade e que apóia sua permanência no governo, no segundo mandato.
Para Miriam, de forma indireta, Lula sinalizou que irá manter Marina no cargo:
¿ Se a Marina não for convidada a ficar, ele estará contradizendo tudo o que disse hoje.