Título: Combate a sonegadores na mira do gabinete
Autor: Araújo, Dimmi e Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 23/12/2006, Rio, p. 14

José Serra quer trocar informações da área fazendária

Governador eleito de São Paulo, o estado mais rico da federação, José Serra levou uma preocupação especial aos governadores dos outros três estados do sudeste em relação à Segurança Pública. De acordo com ele, é essencial que o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do Sudeste receba informações das secretarias de Fazenda para combater crimes tributários.

¿ É necessário ter informações de inteligência da área fazendária principalmente para combater a sonegação de impostos na área de combustíveis e roubo de cargas. Estes crimes estão por trás da ação dos criminosos organizados ¿ disse Serra.

Integração com a PF será o próximo passo

Para Serra, o passo seguinte do Gabinete Integrado de Segurança do Sudeste será a integração com as forças de polícia do governo federal nestes estados. De acordo com o governador eleito de São Paulo a área de segurança é o problema principal de todos os estados da região e, segundo ele, não são necessárias idéias novas para o combate ao crime:

¿ Temos que aplicar as boas idéias que já existem.

O encontro entre os quatro governadores eleitos foi marcado pela cordialidade. O governador de Minas disse que, se fosse há dez anos, o encontro seria de tucanos, já que Paulo Hartung e Sérgio Cabral já foram do PSDB, onde Serra e Aécio continuam. Aécio, que tem casa no Rio, chegou a brincar, dizendo que pediu a Serra que marcasse a reunião na sexta-feira para já ficar para o Natal.