Título: TAM desrespeita proibição da Anac
Autor: Tavares, Mônica e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 23/12/2006, Economia, p. 31
Repórter compra passagem aérea, apesar da venda proibida
Apesar de a TAM ter sido proibida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de vender passagens aéreas, a empresa descumpriu a determinação. Atendentes da companhia pareciam desconhecer a medida.
Para testar se a companhia estava cumprindo a determinação da Anac, uma repórter do GLOBO esteve ontem à tarde no Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Ela conseguiu comprar um bilhete para Curitiba, com saída amanhã e escala em Congonhas, por R$314,42. O bilhete saiu até mais barato do que o preço normal informado minutos antes pelo telefone de atendimento da companhia: R$384,92. Em nenhum momento o atendente comentou que havia uma limitação para a venda de passagens.
Questionada sobre a venda, a TAM informou que, com a chegada de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para dar apoio ao transporte de passageiros, as vendas ficam restritas apenas pelo site da companhia Logo que a suspensão da venda de bilhetes foi divulgada pela Anac, a TAM informava apenas cumpriria a medida. No início da noite, no entanto, alegou que as vendas voltaram a ser feitas de acordo com a disponibilidade de assentos. (Erica Ribeiro)