Título: Lula cobra o máximo de honestidade das autoridades com os passageiros
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 23/12/2006, Economia, p. 32

Presidente afirma que crise já dura tempo demais e quer diagnósticos diários

BRASÍLIA. Horas antes de colocar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) à disposição dos passageiros que não tinham como voltar para casa, devido a problemas na TAM, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou de que a crise ¿já dura tempo demais¿ e afirmou que os culpados pelo apagão aéreo devem aparecer.

Ao ser perguntado se temia que a crise fosse de longo prazo, Lula respondeu:

¿ Já está de longo prazo, são 60 dias. Quero todo mundo nos aeroportos e vou cobrar todo santo dia da Anac a fiscalização dos aeroportos. Temos que ser honestos, o limite máximo da honestidade com as pessoas que estão sofrendo nos aeroportos.

O presidente disse que quer diagnósticos diários sobre a situação dos aeroportos:

¿ Quero todo santo dia um diagnóstico correto do que acontece e que se diga de quem é a culpa. Quero que simplesmente o passageiro saiba que os vôos estão atrasados por culpa do presidente, dos jornalistas, de quem for, para que o povo, se tiver que xingar, xingue a quem de direito. Tem coisas absurdas que estão ocorrendo. Para mim, isso deveria ter terminado antes de começar. Tem ene fatores que estão causando isso.

Lula, que há duas semanas disse que o brasileiro teria um Natal tranqüilo, admitiu que a quebra da Varig criou um problema, agravado pelo aumento da demanda. Para ele, a saída da Varig, que foi substituída pela Nova Varig, abriu uma lacuna.

¿ Vamos resolver esse problema. Temos um bom problema, que é o crescimento do número de passageiros. E temos um mau problema, que o Brasil hoje não tem a Varig. As empresas precisam ter mais aviões para garantir mais vôos, e está todo mundo sabendo o que tem de fazer.

Presidente deseja uma `certa tranqüilidade¿ a passageiros

Lula voltou a cobrar da Anac que informe aos passageiros os motivos dos atrasos e dos cancelamentos. Ele reconheceu que as empresas estão voando no ¿sufoco¿ e reafirmou que os controladores estão trabalhando normalmente:

¿ As empresas estão voando no sufoco, quase 24 horas por dia. Espero que ninguém venda passagens a mais.

Lula disse esperar que as pessoas passem Natal e Ano Novo com ¿certa tranqüilidade¿, se forem viajar de avião, e contou que é um passageiro experiente.

¿ Já viajei muito de avião, já fiquei em muitas filas. Não foram poucas as vezes em que chegava para pegar o vôo das 19h45m, o avião não existia, e a gente também não tinha para quem reclamar ¿ contou Lula.