Título: Pagaram pelo avião, mas viajaram de ônibus
Autor: Frazão, Heliana
Fonte: O Globo, 23/12/2006, Economia, p. 35

Passageiros de vôo da TAM cancelado para Maceió ameaçam procurar a polícia e pedir ressarcimento à Justiça

SALVADOR. Em Salvador, passageiros da TAM acabaram indo para Maceió de ônibus. Ao ficar sabendo que seu vôo para a capital alagoana havia sido cancelado, um grupo de passageiros decidiu cobrar na polícia o direito de viajar. Depois de muita confusão, a TAM decidiu fretar um ônibus e embarcar os passageiros por estrada no fim da manhã.

Entre eles estava o técnico em instrumentação Rui Magalhães. Ele promete acionar a TAM judicialmente, pedindo ressarcimento pelos prejuízos:

¿ As pessoas não entendem que a gente tem um contrato com a companhia e que temos um direito, como cidadãos, que precisam ser respeitados.

¿ Tudo o que a gente quer é chegar em casa agora, já não importa se de avião, ônibus, táxi ou van ¿ afirmou a arquiteta alagoana Valquíria Barbosa, prometendo exigir ressarcimento da passagem.

As filas para o check-in pareciam intermináveis, sobretudo nos balcões da TAM, e muitos não tinham sequer previsão para o despacho das bagagens. Alguns sucumbiam ao cansaço e dormiam sobre os carrinhos de bagagem e bancos do aeroporto.

Os funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), das companhias aéreas e da Infraero não tinham explicações sobre os atrasos. Indignados, os passageiros protestaram em chegaram a iniciar um pequeno tumulto. Segundo a Anac, até o início da noite de ontem 31 dos 63 vôos previstos atrasaram. Em Salvador foi registrado o maior número de reclamações do país: 127, até as 18h.

www.oglobo.com.br/pais