Título: Pacote pró-crescimento sai no fim de janeiro
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 23/12/2006, Economia, p. 36

Em referência às previsões do PIB, Lula diz que não se apegará a números e promete novos aumentos reais do mínimo

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em café da manhã com jornalistas, que está determinado a recuperar o poder de compra da população. Ele prometeu que, durante seu segundo mandato, o salário mínimo sempre terá aumento real (acima da inflação), em cumprimento ao acordo firmado entre as centrais sindicais e o Ministério do Trabalho. Lula afirmou que a economia não cresce em um toque de mágica e, por isso, não pretende se apegar a números ¿ mais especificamente à meta de crescimento de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) a partir de 2007, que vinha sendo divulgada pelo próprio governo nos últimos meses.

¿ Quero crescer mais, mas não vou me apegar a números. Se falo 4,99% e chega a 4,88%, (vão falar que) é derrota. O crescimento não vai acontecer num passe de mágica. As bases estão colocadas para que o Brasil tenha um crescimento sustentável, mas isso não vai aparecer em janeiro, e sim durante o ano ¿ afirmou o presidente.

Lula disse que só anunciará as medidas para estimular investimentos e o crescimento da economia brasileira no fim de janeiro, depois que tirar dez dias para descansar. O anúncio do pacote estava previsto para a última quinta-feira, mas foi adiado porque o reajuste do salário mínimo para R$380, e não para R$375, tirou espaço das desonerações tributárias e dos investimentos públicos em infra-estrutura.

Governo estuda incentivo a exportação via aeroportos

O presidente reiterou que o reajuste maior do que o esperado para o mínimo não é impedimento para o crescimento econômico. Disse que o objetivo de seu próximo mandato é continuar melhorando o poder aquisitivo dos mais pobres.

¿ Enquanto eu for presidente, todo ano vou subir um pouquinho (o valor do mínimo). Algumas pessoas tentaram dizer que o salário mínimo iria atrapalhar o crescimento, como se o salário mínimo atrapalhasse alguma coisa. Estou determinado a recuperar o poder de compra da população ¿ disse.

Lula disse que haverá medidas de desoneração e para aumentar investimentos, tanto públicos como privados. Acrescentou que será preciso mexer na administração dos portos e que poderão ser até criados aeroportos industriais, os quais ficariam próximos a empresas voltadas para a exportação.

O presidente repetiu que não fará mágica na economia.

¿ Termino o ano com o sabor do dever cumprido. O dever cumprido na área econômica, no processo eleitoral e nas propostas que estamos trabalhando para o próximo ano. Crescer não significa destruir a economia de um país, não significa fazer uma aventura. Espero que seja um ano de mais desenvolvimento econômico, mas com muito controle da inflação, com muita seriedade na política fiscal ¿ disse Lula.