Título: ONG tipo exportação
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 24/12/2006, O País, p. 8

Reconhecido no Brasil, instituto oferece assessoria internacional

Uma ONG brasileira se tornou produto de exportação. A metodologia do Instituto Promundo, reconhecido pelo Unicef por seu trabalho no combate ao machismo no relatório Situação Mundial da Criança 2006, está sendo adaptada na Índia, no Vietnã, em Uganda, na Tanzânia e em países da ex-Iugoslávia. Criada no Brasil, em 1997, a ONG é financiada com 80% de recursos privados ¿ grande parte internacionais ¿ e 20% de recursos públicos

¿ Há ONGs brasileiras produzindo boas idéias. Estamos incentivando o surgimento de uma nova geração de homens, que vêem a relação com as mulheres de maneira eqüitativa ¿ diz o diretor-executivo do instituto, Gary Barker.

O programa H começou em três grupos de homens jovens entre 14 e 25 anos, em três comunidades do Rio: Maré, Bangu e Morro dos Macacos. Em uma das comunidades, o trabalho da ONG conseguiu aumentar de 58% para 87% o uso de preservativos entre jovens.

Em outubro o projeto foi destacado no World Development Report 2007, do Banco Mundial, como modelo de ação para promover saúde sexual e reprodutiva e prevenção de HIV/Aids.