Título: Capoeira contra as drogas
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 24/12/2006, O País, p. 8

ONG atende crianças e jovens

CURITIBA. Na Vila Zumbi, Região Metropolitana da capital paranaense, crianças e adolescentes convivem desde cedo com o tráfico de drogas. Para tentar mudar o quadro, a psicóloga Maria Izabel Merhy Valente criou a Sociedade Crescer, uma ONG que, no início, em 1993, atuava num modelo mais assistencialista, distribuindo alimentos às famílias pobres.

¿ A gente distribuía cestas básicas e roupas, mas via que esse não era o caminho. Depois passamos a fazer atividades, orientar as mães e buscar realizar um trabalho para melhorar a auto-estima das crianças ¿ afirma.

A ONG atende 120 crianças e jovens de 5 anos a 18 anos em dois turnos, oferecendo atividades recreativas, pedagógicas e culturais que incluem desde aulas de formação humana até capoeira.

¿ Aqui, eles canalizam a energia para o bem ¿ diz o professor Amauri Pedroso.

A maioria da comunidade é formada por catadores de papel. A ampliação do espaço da Sociedade Crescer, que vai viabilizar o aumento no número de crianças e jovens para 160 no próximo ano, ganhou a simpatia do rapper carioca MV Bill, que conheceu o projeto e se tornou padrinho da entidade. (Ana Paula de Carvalho)