Título: Testemunhos, música e teatro no Pacaembu
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 25/12/2006, O País, p. 4

Grupos com quase 40 mil jovens da Arquidiocese de SP devem lotar o estádio para ver o Papa

SÃO PAULO. O Estádio do Pacaembu, com capacidade para cerca de 35 mil pessoas, vai ser pequeno para o encontro do Papa Bento XVI com a juventude brasileira. Somente o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo tem aproximadamente mil grupos organizados, com 40 mil pessoas.

- A fala de Bento XVI deve trazer para os jovens a esperança do trabalho, da luta pela justiça em um país marcado pela ausência de valores, pela falta da ética. Será um convite aos jovens a terem Cristo como modelo honestidade, luta e compaixão - disse o secretário geral do Setor Juventude, Nei Márcio Oliveira de Sá, de 31 anos.

Ele acha que a vida do Papa vai dar uma "injeção de ânimo" na juventude brasileira:

- O papel do jovem cristão é transformar a sociedade, ter espírito de solidariedade e buscar os avanços científicos sem diminuir a dignidade humana.

Segundo Nei, o encontro no Pacaembu deve ter números musicais, peças de teatros, testemunhos e a fala do Papa. As diretrizes da Igreja no Brasil vão marcar o evento:

- Em 2006, os bispos do Brasil debateram a evangelização da juventude. Foi elaborado um documento, que está sendo analisado por todas as dioceses do Brasil. Ali estão ações para o trabalho de evangelização e formação da juventude. Temos refletido sobre esse documento. Certamente, ele será trabalhado no encontro com o Papa.

O Setor Juventude reúne uma vez por mês coordenadores dos mil grupos, movimentos e pastorais, que lidam com jovens:

- A gente propõe atividades de formação, ação para cidadania, ação no nível da espiritualidade, formação humana. E temos muitos jovens que não participam de grupos organizados, mas que vão às missas, às comunidades. Não estão em grupos mas estão em outros trabalhos da Igreja. Preparam missas, tocam nas missas, dão catequese. São milhares de jovens que estão aí sendo evangelizados.