Título: Papa terá encontro com jovens em São Paulo
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 25/12/2006, O País, p. 4

Igreja quer manter e conquistar novos fiéis; na visita ao Brasil, Bento XVI deverá passar duas noites em Aparecida

SÃO PAULO. Um dos momentos mais aguardados da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, entre os dias 9 a 13 de maio de 2007, será o encontro que o Pontífice terá com a juventude, em São Paulo. Provavelmente no Estádio do Pacaembu, o Papa falará a uma multidão de jovens, público prioritário para a Igreja Católica. Quando João Paulo II esteve no país a primeira vez, há 26 anos, os trabalhadores eram a prioridade. A Igreja precisava marcar posição ao lado dos operários. Agora, ela pensa na própria preservação para o futuro, e quer se aproximar dos jovens, que estariam se afastando da Igreja.

Além do contato com os jovens brasileiros, Bento XVI fará uma visita eclesiástica a São Paulo e participará da abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe (Celam), em Aparecida, no Vale do Paraíba, onde está o santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A programação oficial da visita de Bento XVI ainda não está fechada, mas alguns itens da agenda já foram confirmados, como o encontro com a juventude em São Paulo, no Pacaembu, e uma missa campal para dois milhões de fiéis no Campo de Marte, em São Paulo.

Representantes do Vaticano foram a SP acertar visita

Ainda sem confirmação, a cerimônia de canonização de Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, deverá acontecer durante a visita do Papa. O Vaticano confirmou na última sexta-feira o segundo milagre de Frei Galvão, dando sinal verde para sua canonização. O segundo milagre, já reconhecido pelo Papa Bento XVI, foi ter salvo a vida de uma mãe e seu bebê em São Paulo, em 1999, 177 anos depois de sua morte.

Segundo a descrição da Igreja, Frei Antonio de Sant'Anna Galvão foi invocado por orações e intercedeu para que o parto de alto risco fosse bem-sucedido. Sandra Grossi de Almeida e seu filho Enzo de Almeida Gallafassi, que atualmente moram em Brasília, corriam risco de vida, mas o parto foi realizado sem problemas. A postulante da causa de canonização de Frei Galvão, irmã Célia Cadorim, disse que foi a intervenção do religioso que salvou a vida da mãe e do filho.

Na visita de cinco dias a São Paulo, Bento XVI vai repetir o gesto de João Paulo II e celebrar uma missa campal em São Paulo, no Campo de Marte, praça da zona norte da capital paulista, o mesmo local de 1980. Este ano são esperados dois milhões de fiéis. Na segunda semana de dezembro, representantes do Vaticano se reuniram com representantes da prefeitura de São Paulo e dos governos estadual e federal para tratar da visita do Papa. Os três primeiros dias do período da visita, entre 9 e 13 de maio de 2007, serão em São Paulo e os outros dois, em Aparecida.

Em Aparecida, Bento XVI participa da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe. Conforme nomeação do próprio Papa, três cardeais dirigirão a conferência de Aparecida: dom Giovanni Battista Re, presidente da Comissão Pontifícia para América Latina; dom Francisco Javier Errázuriz Ossa, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dom Geraldo Majella Agnelo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Papa deve dormir pelo menos duas noites em Aparecida. No dia 13, ele participa da abertura da 5ª Conferência do Episcopado. A escolha de Aparecida como local da Conferência foi feita pessoalmente por Bento XVI.

- E é um privilégio para nós. É a primeira viagem intercontinental que ele fará, e é para o Brasil - diz orgulhoso dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida. - A primeira coisa que ele me disse quando falei com ele depois da escolha foi: "Estou muito feliz de ir a Aparecida". Falou em italiano.

Para a reunião da Celam estão sendo esperados 1.500 jornalistas de todo o mundo. O "The New York Times", por exemplo, já fez reserva em um hotel da cidade. Oitenta jornalistas credenciados no Vaticano devem chegar a Aparecida com o próprio Papa. Da Conferência sairão orientações importantes para o futuro da Igreja. No encontro de 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, foi decidido que a evangelização deveria valorizar a cultura original dos povos. No encontro de Aparecida também será elaborado um documento, com o nome da cidade.

- Isso projeta o nome de Aparecida internacionalmente. O Brasil e Aparecida entrarão definitivamente para a história da Igreja, com esse documento oficial - lembrou padre Hélcio Vicente Teste, administrador da Basílica.

Prédio é reformado para hospedar o Papa

Um prédio de 13 mil metros quadrados erguido no começo do século passado, com 70 cômodos, está sendo reformado para hospedar Bento XVI e sua comitiva em Aparecida. O Seminário Missionário Bom Jesus, ou apenas Colegião, já foi arrumado para acomodar João Paulo II em 1980. Bento XVI será hospedado no mesmo quarto onde seu antecessor deveria ter ficado, já que não passou a noite no local.

O Papa ficará em um quarto arejado, no primeiro andar do prédio, que tem um pé-direito de 6,9 metros e uma parede de 60 centímetros de largura. Além deste cômodo e do banheiro privativos, ele terá à sua disposição um escritório. As paredes ganharão cores em tom pastel, possivelmente verde claro ou bege. Da janela ele poderá ver a área verde que cerca o prédio, que está sendo revitalizada, e a Via Dutra.

Na reforma interna do prédio e limpeza da fachada, a Igreja está gastando R$8 milhões, doados por empresários. Estão sendo trocados forro, janelas, instalações hidráulicas e elétricas e um elevador, além de pintura. Noventa operários trabalham diariamente no local.