Título: Dilma Rousseff será a estrela do segundo mandato
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 25/12/2006, O País, p. 8

Advogado-geral da União já decidiu que vai deixar o governo

BRASÍLIA. Além de Márcio Thomaz Bastos, outros ministros também estão ansiosos para ir embora, agora que o primeiro mandato do presidente Lula está chegando ao fim. O advogado-geral da União, Álvaro Ribeiro da Costa, segundo pessoas próximas, já decidiu que vai sair e até viajará em breve. Para evitar comentários de que sua posse não trará surpresas, Lula costuma dizer que "em time que está ganhando, não se mexe". Nos últimos dias, ele reforçou sua máxima citando o campeão mundial de clubes, o Internacional de Porto Alegre, que derrotou o Barcelona, na final, em Tóquio.

O tão anunciado pacote econômico foi adiado para a segunda quinzena de janeiro. Diante das divergências internas sobre as medidas e do fato de que será preciso refazer as contas devido ao aumento dado ao salário mínimo, Lula já avisou que vai tirar dez dias de folga, provavelmente numa base militar no litoral brasileiro. Depois, deverá comparecer à posse de Daniel Ortega, na Nicarágua, e visitar Fidel Castro em Cuba. Só depois divulgará as medidas.

"Deixa a mulher trabalhar", disse Lula sobre Dilma

Na prática, Lula começa o segundo governo ancorado na petista Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, que conquistou a confiança do presidente ao organizar os ministérios depois da saída do ministro José Dirceu. Em reunião com empresários da construção civil, Lula deu uma mostra das responsabilidades que deixa sob a batuta de sua ministra:

- Na campanha, se falava: deixa o homem trabalhar. Mas deixa a mulher trabalhar! - disse Lula, durante a reunião, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

O núcleo de confiança do presidente para o segundo mandato tem ainda os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Tarso Genro (Relações Institucionais). O gaúcho Tarso Genro se transformou num coringa e poderá assumir o Ministério da Justiça, no lugar de Márcio Thomaz Bastos. O outro cotado para a vaga de Márcio Thomaz Bastos é Sepúlveda Pertence, ministro do Supremo Tribunal Federal.

Gil é o único confirmado oficialmente por Lula

Na semana passada, Lula já confirmara a permanência do ministro Gilberto Gil (Cultura), a quem fez rasgados elogios. Também é dada como certa a permanência de Walfrido dos Mares Guia (Turismo); Celso Amorim (Relações Exteriores); Luiz Marinho (Trabalho); Paulo Bernardo (Planejamento); Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). Na área econômica, Guido Mantega (Fazenda) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também devem continuar.