Título: FGTS-Vale e Petrobras superam o desempenho da Bolsa em 2006
Autor: Santos, Ana Cecília
Fonte: O Globo, 25/12/2006, Economia, p. 16

Segundo analistas, investimento tem bons ganhos sobretudo a longo prazo

Apesar da forte oscilação nas cotações de commodities, os fundos que aplicam recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas ações da Companhia Vale do Rio Doce e da Petrobras fecham o ano com excelente desempenho. Segundo dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), até o dia 15 de dezembro, o FGTS-Vale acumulava rentabilidade de 33,73%, e o FGTS-Petrobras, 31,4%. Ambos superaram os 30,3% do Ibovespa no mesmo período.

Para analistas, o investimento é imbatível, sobretudo a longo prazo, já que a rentabilidade pode oscilar bastante em períodos curtos de tempo. Em maio, junho e agosto, por exemplo, o FGTS-Vale registrou perdas por causa do temor de desaceleração na economia americana, que poderia afetar a demanda da China, uma das maiores consumidoras de minério de ferro do mundo, explica Bernardo Lobão, analista de Renda Variável da ARX Capital.

Fundos rendem mais de 600% desde o lançamento

Desde que foi criado, em fevereiro de 2002, o FGTS-Vale acumula ganhos de 664,95%. Já o FGTS-Petrobras rendeu 660,24%, desde agosto de 2000, quando foi lançado.

Para Cristiane Viana, analista de mineração da corretora Ágora, foi um ano excelente para a Vale, que o encerrou com chave de ouro na semana passada, com o acordo com a China para o reajuste de 9,5% no preço do minério de ferro:

- Além de surpreender pela antecipação, já que, em geral, o acordo só é firmado no início de cada ano, a Vale superou a nossa estimativa para o reajuste, que era de apenas 5%.

Para a analista, os papéis da companhia podem valorizar mais no ano que vem, por causa da compra da canadense Inco - segunda maior produtora de níquel do mundo - em outubro passado:

- Com a consolidação dos resultados de Vale e Inco, o mercado vai poder maximizar o valor da empresa canadense para a companhia, o que vai refletir positivamente no preço das ações.

O analista da ARX também acredita em uma valorização dos papéis da Vale, especialmente se a Bolsa continuar tendo um bom desempenho.

Daniella Marques, analista de renda variável da Mercatto, explica que algumas unidade de produção grandes de aço estão entrando em operação no ano que vem, garantindo um aumento ainda maior na demanda por níquel. Para causa dos resultados, os analistas reforçam que levar os recursos de volta para o FGTS tradicional dificilmente é uma boa alternativa, já que os ganhos não costumam ser superiores a 5% ao ano.

Papéis da Petrobras podemsubir mais no ano que vem

Os analistas também se mostram otimistas em relação ao desempenho do FGTS-Petrobras para o ano que vem. André Cardoso, sócio da Cenário Investimentos destaca a perspectiva de que o preço do barril do petróleo deve se estabilizar em patamar superior a US$55, aumentando o custo da produção.

Para Daniella, da Mercatto, a valorização será resultado não apenas da forte alta do petróleo - que atingiu a máxima histórica de US$78 o barril este ano - mas também do fato de a estatal ter atingido a auto-suficiência na produção.

- E a empresa ainda tem um cronograma agressivo, que vai proporcionar um crescimento de produção grande nos próximos cinco anos - avalia.

A analista considera que, apesar da alta no ano, o papel ainda tem um valor baixo, se comparado com as ações de outras petrolíferas negociadas em Bolsa, pois a Petrobras possui uma das mais altas taxas de crescimento deste mercado.