Título: Ponte pronta, mas sem uso
Autor: Amora, Dimmi e Araújo, Paulo Roberto
Fonte: O Globo, 26/12/2006, Rio, p. 10

Atraso em desapropriação de casa impede liberação ao tráfego

Em pelo menos um caso, Rosinha vai perder a chance de inaugurar uma obra já pronta: a ponte de 360 metros sobre o Canal Itajuru, em Cabo Frio. A demora na desapropriação de uma casa impediu a construção das novas rampas de acesso e, com isso, a ponte não será liberada ao tráfego até o dia 31, como estava previsto. Em vez de inaugurar, a governadora vai apenas vistoriar a obra amanhã.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ganhou a disputa judicial com o dono da casa desapropriada, mas a Justiça deu prazo até 3 de janeiro para a desocupação do imóvel. O DER prevê que vai demorar 15 dias para concluir as rampas e liberar o tráfego na ponte, que aumenta de 30 para 360 metros a largura do canal que liga o mar à Lagoa de Araruama. Um antigo aterro está sendo retirado por dragas e a ponte antiga será demolida logo que a nova for liberada ao tráfego.

¿ A ponte está pronta e só não será aberta ao tráfego por causa do problema da desapropriação. Ela não será usada no réveillon, mas, com certeza, estará liberada bem antes do carnaval ¿ garantiu o presidente do DER, Henrique Ribeiro.

Rosinha também não vai poder inaugurar a duplicação dos 14km de trechos das RJs 106 e 140, entre São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, também por causa de problemas com desapropriações.