Título: As bagagens ficaram para trás
Autor: Tavares, Mônica e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 26/12/2006, Economia, p. 15

Extraviadas, 250 malas aguardam seus donos no Aeroporto Tom Jobim

Os atrasos e cancelamentos de vôos dos últimos dias produziram um amargo efeito colateral: a área de desembarque do Terminal 2 do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim praticamente se transformou num cemitério de bagagens. Centenas de malas, meia dúzia de carrinhos de bebê e até uma cadeira de rodas se amontoavam ontem no saguão, em frente ao guichê da TAM, à espera dos donos, sem fiscalização. Empilhadas próximo à porta de entrada do aeroporto, ficavam numa área de fácil acesso, sem qualquer segurança.

Um funcionário da Infraero que trabalha no setor de informações do aeroporto disse que nunca houve um acúmulo de malas extraviadas como este.

¿ Esta situação foi única e espero que seja a última ¿ afirmou a fonte.

As etiquetas de identificação mostravam que a maioria das cerca de 250 malas se perdeu em conexões, feitas em São Paulo, de vôos que saíram de cidades como Buenos Aires, Roma e Paris.

Há quem procure bagagem há mais de uma semana. É o caso do químico Jesus Gomes, que encarava ontem o quarto dia de buscas. Em meio ao mar de malas, tentava encontrar a de uma amiga que chegou ao Rio dia 18, vinda de Roma:

¿ Duas malas chegaram ao Rio, mas a terceira ficou para trás e, até agora, nem sinal dela.

No fim da manhã de ontem, o funcionário público Felipe Corrêa, que chegou ao Rio no dia 23, buscava quatro malas que haviam se perdido na vinda de Brasília. Uma confusão no embarque foi responsável pelo extravio. Sua família, que deveria deixar a capital federal num vôo direto para o Rio, fora embarcada numa aeronave que faria escala em Belo Horizonte. Após cinco horas de espera, os passageiros acabaram embarcando no vôo original. Já as malas encontraram pouso na capital mineira.

¿ A sorte é que ganhamos roupas de Natal e, assim, tivemos o que vestir ¿ afirmou, resignado.

Aliviado ao encontrar a bagagem da família, Corrêa ainda teve uma surpresa: a mala da filha estava etiquetada no nome de outro passageiro.

¿ Difícil imaginar que haja outra mala rosa, da Hello Kitty, com marcas características e conteúdo similar à de minha filha... A mala é minha ¿ argumentou ele com a funcionária da TAM.

Virginia Gomes de Lima chegou de Milão na quarta-feira e até domingo não conseguira achar suas malas:

¿ Mesmo tendo comprado passagem diretamente para o Rio, a TAM me mandou erradamente para São Paulo. Há três dias não consigo ligar para a empresa. Ninguém atende. Estou cansada e não sei o que fazer.

Um funcionário da TAM dizia a clientes que os problemas aconteceram porque muitas aeronaves tiveram vôos remanejados e rotas alteradas. Além disso, parte dos passageiros foi acomodada em outras companhias. A empresa informou ontem que trabalhava com o setor de cargas e bagagens do aeroporto para que fossem entregues até o fim da noite de ontem.

Em São Paulo, o problema se repetiu. Segundo o telejornal ¿SPTV¿, a Infraero cedeu uma área extra do Aeroporto de Congonhas para a TAM acomodar as bagagens extraviadas.