Título: FAB e outras empresas transportaram mais de 3.600 passageiros da TAM
Autor: Tavares, Mônica e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 26/12/2006, Economia, p. 15

Aeronave da Força Aérea decolou sábado com apenas 50% de ocupação

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez um balanço sobre a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte de passageiros da TAM durante a crise. De 22 a 24 de dezembro, embarcaram nos aviões oferecidos pela FAB 1.676 passageiros de 15 vôos agendados pela TAM. Alguns passageiros, no entanto, reclamaram da inadequação dos aviões. Em pelo menos um caso, relatado pelo portal G1, no sábado, uma aeronave da FAB partiu para o Rio com metade da ocupação, por causa da desorganização no balcão em Belo Horizonte.

Quatro aviões da Aeronáutica decolaram no dia 24, transportando 658 passageiros. No mesmo dia, três aeronaves da FAB ficaram à disposição da TAM, para auxiliar na condução de passageiros. Ainda no dia 24, seis aviões de outras companhias ¿ BRA, Varig, OceanAir e Gol ¿ ajudaram a embarcar passageiros da empresa. A Varig, desde sexta-feira, transportou mais de dois mil passageiros da TAM em 13 vôos extraordinários, feitos a pedido da Anac. A TAM informou que usou ontem apenas um dos oito aviões da FAB.

Cindacta 2 convocou controladores na sexta-feira

Em Brasília, a TAM acomodou em hotéis da cidade os passageiros que não conseguiram embarcar na noite de Natal. Os hotéis da capital federal mudaram completamente sua rotina nesse período de festas de fim de ano, quando costumam ficar praticamente vazios e reduzem as equipes de plantão.

¿ Na época de Natal, a ocupação baixa para menos de 30%, mas na sexta-feira o hotel estava lotado. Continuamos recebendo hóspedes da TAM e alguns passaram aqui a noite de Natal -¿ disse Bruno Reis, recepcionista do Hotel Sonesta.

Além da hospedagem, a companhia aérea liberou uma quota de R$25 por refeição para os passageiros hospedados no hotel. Segundo um funcionário, os hóspedes ficaram a maior parte do tempo nos apartamentos, esperando a previsão de saída de seus vôos.

Devido ao aumento da demanda na noite de sexta-feira, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) 2, com sede em Curitiba, responsável pelo tráfego aéreo da Região Sul, de parte do Centro-Oeste e de metade de São Paulo, convocou controladores de vôo em caráter de urgência. O Comando da Aeronáutica informou que o Cindacta 2 opera com o número necessário de controladores. O reforço ocorreu pois o horário de pico dos vôos foi modificado por causa das alterações nas escalas aéreas.

www.oglobo.com.br/pais