Título: Empresas sob investigação hoje
Autor: Tavares, Mônica e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 26/12/2006, Economia, p. 15

Anac teme `overbooking¿ no réveillon. Movimento foi tranqüilo ontem e houve 237 cancelamentos

Após cinco dias de caos, o movimento ontem nos aeroportos foi tranqüilo, mas ainda houve 13% de atrasos, e o número de vôos cancelados foi o maior dos últimos dias, chegando a 237, equivalente a 18,73% do total. Já preocupada com uma possível repetição do caos no feriado de Ano Novo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começa hoje uma grande auditoria na TAM e nas demais companhias aéreas. Uma das conclusões da agência é que a TAM vendeu passagens acima de sua capacidade, ocasionando o chamado overbooking, ou seja, excesso de passageiros nos vôos. Os funcionários da Anac vão fiscalizar, além da TAM, os sistemas de reservas das demais empresas aéreas, para acompanhar o serviço para o Ano Novo.

Quatro dias depois de decretar uma intervenção branca na TAM, com o envio de fiscais às instalações de reservas e operações da companhia ¿ apesar de ainda não ter havido punição ¿, a Anac assegurou ontem que os problemas de extensas filas, atrasos e cancelamentos de vôos, que deixaram passageiros esperando até 48 horas para embarcar, não vão se repetir no réveillon. A TAM disse que a companhia é transparente e está aberta à agência reguladora e a qualquer outra auditoria.

A Anac proibiu a emissão de novos bilhetes da TAM na sexta-feira, apesar de passageiros terem conseguido comprar bilhetes. Segundo a empresa, as vendas poderão ser retomadas hoje, se a situação nos aeroportos estiver normalizada.

Segundo a Anac, até as 17h de ontem, dos 1.265 vôos programados nos principais aeroportos do país, 169 tiveram atrasos de mais de uma hora (13,36%) e 237 foram cancelados. O aumento do número de vôos cancelados se deveu sobretudo à reorganização da malha aérea e à readequação dos horários dos vôos, segundo a agência. Apesar do alto número de cancelamentos, não houve tumulto nos aeroportos.

Rio teve movimento tranqüilo ontem

A TAM disse que os cancelamentos já estavam previstos, pois é normal nesta época do ano que haja uma ¿deflação¿ de vôos nas pontes aéreas, que ficam com o tráfego bastante reduzido. Os vôos cancelados são redistribuídos para outras capitais, onde há concentração de demanda. Segundo a empresa, os passageiros foram avisados com antecedência sobre os cancelamentos.

No período de 20 a 25 de dezembro, dados da Anac mostram que 45,6% dos vôos programados para deixar os principais aeroportos do país atrasaram em mais de uma hora e 5,7% foram cancelados. Dos 7.934 vôos programados para estes dias, 3.621 atrasaram e 459 foram cancelados.

Um balanço parcial feito ontem pela Anac revelou que, até as 17h, de um total de 86 vôos que decolariam do Aeroporto Internacional de Brasília, apenas dois estavam atrasados em mais de uma hora. No entanto, 14 vôos já estavam cancelados neste horário. No dia anterior, 24 de dezembro, dos 68 vôos agendados, 31 tiveram atraso superior a uma hora e 12 foram cancelados.

A maior parte dos atrasos de ontem ocorreu em São Paulo, com 45 em Guarulhos e cinco em Congonhas. Nos dois aeroportos paulistanos, 48 vôos foram cancelados ontem. No Rio de Janeiro, dos 103 vôos que deixariam o Galeão, nove tiveram atrasos e nenhum foi cancelado.

Na quarta-feira, a TAM tirou de circulação seis aeronaves, o que comprometeu o Natal de quem queria viajar. Alguns funcionários dos setores de cargas e bagagens da TAM reclamavam ontem, no início da tarde, de que trabalhavam há mais de 24 horas seguidas e estavam estressados e sobrecarregados. A companhia rebateu a informação. Disse que, embora nenhum funcionário esteja trabalhando por mais de 24 horas, muitos são dedicados à empresa e, em alguns casos, havia mesmo um ¿excesso de dedicação¿. Segundo a TAM, os que trabalham horas extras estão recebendo um adicional.

No Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio, o dia ontem foi de guichês vazios e apenas uma dúzia passageiros circulando. A tranqüilidade nos aeroportos pegou Moysés Gonçalves da Silva de surpresa. Ontem, ele fez o check-in em cinco minutos e foi informado que seu vôo da Gol, para Natal, sairia em quarenta minutos, no horário previsto:

¿ Imaginava que hoje tudo pudesse estar mais calmo, mas não assim. Foi uma boa notícia neste Natal ¿ afirmou Silva.

Após quatro dias de férias nas praias cariocas, a comerciante italiana Norina Vitali teve menos sorte: tentava embarcar ontem, por volta das 11h, para Maceió, com a filha e o amigo Vicenzo Migrini. No guichê da TAM, foram informados que o vôo estava atrasado e só deixaria o Rio às 15h.

¿ O que podemos fazer?

COLABORARAM Patricia Eloy e Nadja Sampaio

FAB E OUTRAS EMPRESAS LEVARAM MAIS DE 3.600 PASSAGEIROS DA TAM, na página 16