Título: Polícia apreende caça-níqueis na Mangueira
Autor: Braga, Ronaldo
Fonte: O Globo, 27/12/2006, Rio, p. 17

Também foram apreendidas armas, uma delas réplica de fuzil roubado de produtora no Leme

Policiais da 21ª DP (Bonsucesso) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) realizaram ontem de manhã uma operação no Morro da Mangueira para combater o tráfico de drogas. Três homens foram detidos e os policiais apreenderam seis revólveres, munições, granadas e material para endolação de drogas, além de quatro máquinas caça-níqueis. Ainda na manhã de ontem, no Morro da Rocinha, a Polícia Militar foi acionada para conter um tiroteio entre traficantes. Os dois confrontos terminaram sem feridos.

Segundo a polícia, entre o material apreendido está uma réplica de fuzil roubada de funcionários de uma produtora de filmes, no dia 3 de novembro passado, no Morro Chapéu Mangueira, no Leme. Neste assalto, foram roubadas mais de 90 armas que estavam sendo usadas na gravação do filme ¿Elite da Tropa¿, sobre o Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM). Pelo menos 60 eram réplicas e as outras tinham sido revertidas para o uso de munição de festim.

Maré e Alemão reforçam o tráfico na Mangueira

A operação de ontem começou por volta das 7h, na localidade conhecida por Três Tombos. Durante quase uma hora, os policiais trocaram tiros com traficantes de drogas. O delegado Luis Antônio Pereira, da 21ª DP, que chefiou a operação, contou que bandidos do Morro do Alemão e da Favela da Maré estão no Morro da Mangueira reforçando o tráfico.

¿ Desde a última operação, fizemos um levantamento desse local chamado Três Tombos. Ontem, houve troca de tiros por quase uma hora, mas conseguimos chegar ao ponto certo ¿ disse ele, mostrando a réplica de uma metralhadora encontrada no local.

O material apreendido estava em uma casa, que seria usada por traficantes. Foram encontradas quatro máquinas caça-níqueis; dois mil projéteis; um tablete de maconha; um carregador de metralhadora; três granadas de uso exclusivo do Exército; um artefato caseiro e uma réplica de fuzil.

Três pessoas foram detidas e liberadas. A operação contou com cerca de 25 homens, divididos em sete carros. Em dezembro passado, com base em interceptações de conversas telefônicas, policiais da 12ªDP (Copacabana) prenderam Jony Paulo Gomes de Oliveira, de 26 anos. Ele foi apontado como um dos chefes do tráfico de drogas nos Morros Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme, e acusado de planejar o roubo das armas adaptadas para tiros de festim e das 70 réplicas usadas na gravação do filme ¿Tropa de Elite¿, na madrugada de 3 de novembro.