Título: Fidel, não tem câncer, garante médico
Autor:
Fonte: O Globo, 27/12/2006, O Mundo, p. 25

Espanhol que atendeu presidente diz que ele está lúcido e pode voltar a governar

MADRI e HAVANA. Cinco meses após a última aparição pública de Fidel Castro, alguns cubanos disseram-se ontem mais tranqüilos com a primeira informação prestada por um médico sobre o presidente do país. O cirurgião espanhol José Luis García Sabrido, que viajara a Havana, negou ontem categoricamente que Fidel tenha câncer e afirmou que ele pode voltar a governar.

Em Havana, as autoridades se recusaram a comentar o assunto. Mas o prognóstico do cirurgião confirma as versões oficiais dadas nos últimos meses. A informação, no entanto, contradiz declarações do chefe da inteligência americana, John Negroponte, que afirmara que Fidel estava à beira da morte.

Um ¿pós-operatório com complicações¿

As autoridades sequer haviam comentado a presença do médico no país. Muitos cubanos receberam a notícia através de antenas ilegalmente instaladas que captam TVs estrangeiras e da internet, também controlada. A informação correu, então, de boca em boca.

Rumores sobre o estado de Fidel, de 80 anos, correram o país no fim de semana, após o médico espanhol, especialista em sistema digestivo, examiná-lo. De volta a Madri, García Sabrido afirmou ontem que o líder cubano não sofre de doença maligna, mas que teve um pós-operatório com complicações.

¿ Sua atividade física é excelente, sua atividade intelectual está intacta, diria fantástica, e ele se recupera da operação ¿ disse o médico, chefe de cirurgia do Hospital Gregorio Marañon, em Madri.

García Sabrido, que viajara na semana passada para examinar Fidel pela primeira vez, disse que não será necessária outra cirurgia, mas que ele precisará de fisioterapia, dieta e descanso.

¿ Ele não tem câncer. Tem um problema no sistema digestivo. É um processo benigno no qual teve uma série de complicações.

Este foi o primeiro diagnóstico de um especialista desde que Fidel se submeteu a uma cirurgia de emergência no intestino, em 31 de julho, com o poder sendo transferido para seu irmão, Raúl Castro. Desde então, os cubanos só o viram através de fotos e de imagens na TV.

Alguns médicos suspeitam que Fidel sofra de diverticulite, o que pode causar hemorragias.

Sentimentos contraditórios em Havana

Os que apóiam Fidel mostraram-se aliviados com as informações do médico

¿ Todos esperamos uma recuperação completa ¿ comentou Arnal Fuste, em Havana Velha. ¿ Somos uma potência médica, mas se veio um médico da Espanha, melhor.

Outros não pareciam tão tranqüilos.

¿ Isso significa que voltará ao poder? ¿ perguntou uma mulher, em Havana.

Para García Sabrido, isso pode acontecer.

¿ Sim, se sua recuperação for completa ¿ disse o especialista espanhol.