Título: Taiwan: tremor afeta telecomunicações na Ásia
Autor:
Fonte: O Globo, 28/12/2006, O Mundo, p. 28

Boa parte do continente fica sem acesso a telefone e internet; China é um dos mais afetados

TAIPÉ. O violento tremor subaquático de terça-feira à noite na costa sul de Taiwan ¿ que deixou toda a Ásia em alerta enquanto lembrava as 230 mil vítimas da tsunami de dois anos atrás ¿ danificou pelo menos seis cabos de comunicação submarinos, afetando as telecomunicações em grande parte da Ásia. Transações bancárias e negócios foram especialmente prejudicados. Cabos de fibra óptica que comunicam a China com o exterior foram bastante afetados, deixando o país praticamente sem comunicação com o resto do mundo. Taiwan, Coréia do Sul, Filipinas, Indonésia, Cingapura, Tailândia e Japão também enfrentam problemas.

O maior tremor da história de Taiwan provocou a morte de duas pessoas e deixou 42 feridas, com o desabamento de três prédios. Os mortos ficaram presos em uma fábrica de móveis na cidade de Hengchun, de onde outras oito pessoas foram resgatadas.

Alerta contra tsunami não se concretizou

Segundo a agência sismológica de Taiwan, o fenômeno teve magnitude de 6,7 graus ¿ mas, segundo a agência sismológica dos EUA, a magnitude foi de 7,1. O tremor atingiu a costa sul da ilha às 20h26m (horário local) de terça-feira, no segundo aniversário da devastadora tsunami de 26 de dezembro de 2004. A Agência Meteorológica e Sismológica do Japão emitiu um alerta de uma possível tsunami se formando e deslocando em direção às Filipinas, mas a ameaça não se confirmou.

As quatro principais empresas de telecomunicações que operam nas Filipinas viram seus serviços serem interrompidos ou prejudicados com a danificação dos cabos. Os problemas também afetaram as linhas telefônicas e as conexões de Internet. Em Jacarta, na Indonésia, os servidores de internet e seus usuários também sofreram inconveniências de serviços cortados ou lentidão das conexões. Em Seul, na Coréia do Sul, transações bancárias ficaram paralisadas durante todo o dia.

Servidores de internet também foram afetados em Bangcoc, na Tailândia, onde a maioria dos sites operados do país estiveram inacessíveis durante o dia. As empresas envolvidas prometeram concluir os reparos nos próximos dias.