Título: Anvisa retira dois anestésicos do mercado
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 29/12/2006, O País, p. 8

Agência recebeu alerta sobre efeitos colaterais dos medicamentos

BRASÍLIA. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem que todos os lotes dos anestésicos Lidostesim e Lidostesina sejam recolhidos do mercado em 120 dias. Os dois medicamentos são produzidos pela empresa Probem Laboratório e Produtos Farmacêuticos e Odontológicos, de Catanduva (SP). A medida foi tomada depois que a Anvisa recebeu uma série de notificações sobre efeitos colaterais que esses medicamentos, usados por dentistas, têm causado em pacientes.

Entre esses efeitos adversos causados pelos dois anestésicos, estão náusea, tontura, vômito e dor de cabeça. Este mês, uma menina de 3 anos morreu na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, após extrair um dente numa clínica de odontologia em São Bernardo do Campo. Ela teve convulsão, parada respiratória e depois entrou em coma. A menina foi anestesiada com Lidostesim, cuja venda já estava proibida pela Anvisa desde 27 de novembro. A clínica alegou que não sabia da proibição.

A suspensão da venda dos dois anestésicos, há um mês, ocorreu depois que a unidade de farmacovigilância da Anvisa recebeu as ocorrências. Essas reações foram registradas em Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia e São Paulo. Um laudo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde identificou irregularidades no rótulo dos medicamentos e no teor do princípio ativo.

Em novembro, a Probem, do grupo Dentsply, divulgou nota dizendo que a Vigilância Sanitária de Catanduva não encontrou irregularidades em fiscalização feita em maio na fábrica. A empresa informou que produz o Lidostesim e a e a Lidostesina há anos, sem registro de problemas.