Título: Shell: bloco no litoral do Rio vai desenvolver produção de petróleo
Autor: Ordoñez. Ramona
Fonte: O Globo, 29/12/2006, Economia, p. 29

Maricá, Saquarema, Niterói e o Rio serão beneficiados por 'royalties'

A Shell Brasil informou ontem que vai desenvolver a produção de duas áreas do bloco BS-4, que apesar de pertencer à Bacia de Santos, está a 185 quilômetros da costa da cidade do Rio. Esse bloco é explorado hoje pela Shell, que tem 40% de participação no negócio. A Petrobras detém outros 40% e a Chevron, os 20% restantes.

O Secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, disse que, pela localização das áreas, quatro municípios deverão ser beneficiados no futuro com o pagamento de royalties da produção de petróleo: Maricá, Saquarema, Niterói e o Rio de Janeiro.

Produção estimada em cerca de 100 mil barris diários

A Shell não revela o potencial estimado das reservas do campo, nem de quanto poderá ser a sua produção. Mas, segundo estimativas de mercado, as reservas dessas duas áreas do bloco estão entre 300 milhões a 400 milhões de barris de petróleo.

A expectativa do mercado também é de que a produção do bloco BS-4 deverá alcançar cerca de cem mil barris diários a partir de 2011.

A primeira descoberta de petróleo no BS-4 foi feita pela Petrobras há 13 anos, mas apenas em 1999, com o fim do monopólio, a estatal fechou parceria com a Shell e a Chevron para voltar a explorar a área. Em 2001 foi feita uma nova descoberta.

Após a perfuração de vários poços, agora o consórcio concluiu que duas áreas são economicamente viáveis para o desenvolvimento da produção de petróleo.

As reservas do bloco são de óleo pesado e o campo está a em águas profundas, a 1.550 metros do nível do mar.