Título: Posse com uma estrela mirim
Autor: Frazão, Heliana e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 30/12/2006, O País, p. 3

Sem convidados ilustres e antigos petistas, cerimônia terá garoto-propaganda da campanha de Lula

Sem presidentes entre os convidados, sem alguns dos amigos mais próximos e sem alguns dos mais influentes companheiros petistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma solenidade de posse segunda-feira também sem a presença de metade do público que compareceu à festa de 1º de janeiro de 2003. Os organizadores da festa popular deste ano disseram ontem que, numa estimativa otimista, esperam apenas cerca de 50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. É bem menos que os 120 mil que estiveram na primeira posse de um presidente sindicalista, em 2003. Para evitar que a solenidade seja fria demais, Lula convidou um garoto de 8 anos de idade que ficou conhecido durante a campanha ao ser fotografado acariciando o rosto do presidente, durante um comício. A foto foi amplamente usada pela equipe de marketing do PT.

Os organizadores da festa telefonaram quinta-feira ao baiano Everton Conceição Santos, morador de Lauro de Freitas (BA). Queriam saber se estava tudo certo para a viagem do menino a Brasília, onde hoje mesmo ele já será a principal atração de uma exposição do fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, numa tenda armada ao lado da Catedral de Brasília. Segunda-feira, Everton será um convidado especial da posse. Ele chegou ontem a Brasília com a mãe, Odevânia, e foi recebido em seguida pelo presidente, no Palácio do Planalto.

Festa popular é financiada pelo PT

A festa popular está sendo organizada e financiada pelo PT, partidos aliados e movimentos sindicais e vai custar cerca de R$600 mil. Na festa oficial, a presença de autoridades também será reduzida. O coordenador da festa na Esplanada, o sindicalista José Zunga Alves de Lima, atribui a redução do público ao fato de ser a posse de um reeleito. Ele nega que a crise política tenha desestimulado os eleitores.

- É a continuidade de um governo e não um governo novo que está se instalando - disse Zunga.

A organização alega ainda que está encontrando dificuldades para alugar ônibus para os militantes.

- Com os problemas nos aeroportos, muitos ônibus estão sendo alugados para longas viagens e está faltando ônibus no mercado - disse o petista Wilmar Lacerda.

Lacerda ainda cita um terceiro motivo para o esvaziamento da festa, em comparação com 2002.

- É que no mesmo dia, tomarão posse, nos estados, 17 governadores aliados do PT. O baiano, por exemplo, vai prestigiar o Jaques Wagner em vez de vir a Brasília.

Os eventos da posse começam hoje, com a inauguração da exposição de fotos "São milhões de Lulas", com vários momentos da campanha. O presidente estará presente na inauguração, às 10h, acompanhado de dona Marisa e de Everton. O garoto está entre os convidados que representam beneficiários e parceiros dos programas do governo. Essas pessoas acompanharão do térreo do Planalto o discurso do presidente no parlatório.

Everton apareceu alisando a barba do presidente em todo os cartazes da campanha petista. No encontro com Lula ontem, apesar de ser uma criança levada e extrovertida, foi tomado por uma súbita timidez, e não conseguiu falar nada. A idéia de levar Everton a Brasília foi da comissão encarregada dos preparativos da festa da posse.

Everton viajou de avião pela primeira vez e gostou:

- Foi legal, me deram merenda. Minha mãe pediu suco, mas eu quis refrigerante. Pena que a viagem acabou logo, o avião voa muito rápido.

Ele deixou Salvador comprometido com os colegas da localidade de Vila Nova de Portão, em Lauro de Freitas, de pedir ao presidente a construção de um campo de futebol. Ele garante ser craque. Por enquanto, não cumpriu o prometido, sequer conseguiu responder a Lula se estava feliz. Do Palácio, o que ele mais gostou foi de subir e descer a rampa, correndo. E mais do que falar com o presidente, cobrava insistentemente a promessa que lhe haviam feito de levá-lo para brincar num parque de diversões.

O garoto é muito pobre. Mora em uma casa simples de apenas um quarto, com a mãe, desempregada. Também o acompanham na viagem quatro irmãos e o padrasto, o caseiro Carlito Souza. Embora esteja cadastrada há um ano no Programa Bolsa Família, a família não recebe o benefício.

Os filhos, noras, genro e netos de Lula estão em Brasília desde ontem. Outros 14 parentes dele chegam dia 1º incluindo Frei Chico e Vavá, seus irmãos. Familiares da primeira dama também estão sendo esperados.

www.oglobo.com.br/pais