Título: Foto liga funkeiro a suspeito de ataque
Autor: Ramalho, Sérgio e Araújo, vera
Fonte: O Globo, 30/12/2006, Rio, p. 11

Imagem mostra MC Catra em batizado de filho de traficante do Morro do Borel

A polícia teve acesso a uma foto de um batizado de um bebê em que aparecem o funkeiro MC Catra, ao lado do chefe do tráfico no Morro do Borel, na Tijuca, William Rodrigues da Silva, o Robocop, e os seus homens de confiança, Paulo César de Souza, o Baleia, e outro identificado apenas como Relo. Este último é acusado de participação direta, ao lado do traficante conhecido como Charanguinha, do ataque ao Posto de Policiamento Comunitário (PPC) da PM no Alto da Boa Vista, durante a madrugada de terror que se abateu sobre a cidade, anteontem. Dois policiais militares foram baleados no atentado.

A criança no colo de Catra é o filho de Relo, que escolheu Robocop para padrinho. Este assumiu o tráfico de drogas no morro tijucano como herdeiro de uma linhagem iniciada com seu tio, Isaías Rodrigues, o Isaías do Borel, membro da cúpula da principal facção do crime no Rio, atualmente preso em Bangu 1.

Entre as fotos da cerimônia do batizado, aparecem outras com cenas menos inocentes. Numa delas, Ana Paula Rodrigues Neves, de 28 anos, posa empunhando um fuzil. Ela foi identificada pela polícia como a mulher de Relo. As fotos foram apreendidas em operação do 6º BPM (Tijuca) no Morro do Borel.

Acusado de ter participado dos ataques a delegacias e viaturas de polícia anteontem, o traficante Marcos Eloi da Terra, o Fortinho, de 21 anos, foi preso ontem à tarde por policiais do Serviço de Repressão a Entorpecentes da Baixada Fluminense (SRE), na Vila Kennedy, em Bangu. Com ele foram apreendidos dois quilos de maconha e uma pistola.

Polícia descobriu plano contra as milícias

Segundo o delegado-titular do SRE, Ronaldo Oliveira, Fortinho é o braço-direito do chefe do tráfico na comunidade, Leonardo Farinaso Pampuri, conhecido como Léo Barrão. Na semana passada, a polícia descobriu um plano de Barrão para impedir a entrada das milícias na Favela da Metral.

- A ordem que o Léo Barrão passou para o Fortinho era de roubar carros e atear fogo em ônibus. Tanto que, depois da prisão, ele mandou que os moradores da Vila Kennedy fossem para a rua hoje (ontem), fechar a Avenida Brasil.

A ação foi frustrada pelo comando do 14º BPM (Bangu), que enviou seus carros blindados para as ruas.

* Do Extra