Título: Empresas recolhem os ônibus de madrugada
Autor: Ramalho, Sérgio e Araújo, vera
Fonte: O Globo, 30/12/2006, Rio, p. 11

Número de veículos fica reduzido a praticamente zero e milhares de pessoas ficam sem ter como voltar para casa

As empresas de ônibus decretaram no fim da noite de anteontem uma espécie de toque de recolher e deixaram milhares de pessoas sem condução. Durante a madrugada, o número de veículos em circulação na cidade foi reduzido drasticamente, chegando quase a zero, o que deixou muita gente nos pontos. A té mesmo as vans de transporte alternativo praticamente desapareceram das ruas.

Dezenas de pessoas aguardavam condução para retornar para casa na Central do Brasil por volta das 2h. O ambulante Marcos de Jesus Dias disse que não sabia como iria retornar. Ele tinha ouvido o boato de que os ônibus seriam recolhidos.

- Desta vez os donos das empresas apoiaram os motoristas, que estão com medo de sair à noite. Eu estava ouvindo esse papo desde cedo, mas não pude abandonar o trabalho mais cedo - disse o ambulante.

No início da manhã de ontem, ônibus e vans voltaram a circular, segundo a Fetranspor. O governo do estado não quis se manifestar sobre o assunto. Já o subsecretário municipal de Transportes, Dalny Sucasas, disse que as empresas, em tese, podem ser punidas, mas admitiu que houve uma situação de risco.

- Eles (os empresários) podem ser punidos, pois são concessionários públicos. Mas o que aconteceu foi algo de relevância maior. O que temos que fazer é multar quando há problemas com a frota e a freqüência. Mas essa foi uma situação de segurança pública. Não tem sentido multar, pois é uma situação extraordinária. Por isso, primeiro temos que preservar a vida, e a movimentação na cidade, nesse caso, ficou prejudicada. Foi um fato de maior relevância que acabou ocasionando os transtornos. A redução da frota foi apenas de madrugada. Hoje (ontem), pela manhã, a situação já voltou ao normal.

COLABOROU Fábio Vasconcellos