Título: Traficantes vão para o regime diferenciado
Autor: Ramalho, Sérgio e Araújo, vera
Fonte: O Globo, 30/12/2006, Rio, p. 11

Medida foi adotada após ataques, mas governo havia dito que bandidos já estavam no RDD

Os traficantes Marcinho VP, Elias Maluco, Isaías do Borel, Porca Russa e Robinho Pinga foram incluídos no sistema de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), do presídio Bangu 1. A inclusão ocorreu na tarde da última quinta-feira, logo após o início dos ataques que deixaram 18 mortos e pelo menos 26 feridos no Grande Rio.

A informação contraria pronunciamento da governadora Rosinha Garotinho e da Secretaria de Segurança Pública, que, após os ataques, afirmaram que os traficantes já estavam incluídos no RDD e que este seria o principal motivo dos atos terroristas.

Segundo a Secretaria estadual de Administração Penitenciária, os traficantes - integrantes da mesma facção criminosa - foram incluídos no regime de forma preventiva, já que a medida precisa ser aprovada pela Promotoria de Execuções Penais. Segundo as investigações, os cinco foram os principais articuladores dos ataques.

No Regime Disciplinar Diferenciado, os cinco traficantes não poderão circular pelos corredores, nem receber visitas íntimas (por falta de espaço). Às vésperas do réveillon, eles também não poderão assistir à TV, nem ouvir rádio, e ficam em celas individuais. No RDD, os banhos de sol são reduzidos a um por semana, assim como as visitas, das quais eles ficam separados por um vidro.

Até as 20h de ontem, o atual secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira, não havia entrado com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sua permanência no cargo fosse mantida. Por ser do Ministério Público, Astério deve ter autorização do órgão para ocupar outro cargo público. A permissão foi negada em dezembro. Ontem foi o último dia para o recurso.

* Do Extra