Título: Bandidos voltam a atacar em vias expressas
Autor: Ramalho, Sérgio e Araújo, vera
Fonte: O Globo, 30/12/2006, Rio, p. 11

Criminosos atiram em posto da PM na Linha Amarela e fecham Linha Vermelha. PM é morto em São Gonçalo

Novos ataques aconteceram ontem no Rio. Na Linha Amarela, bandidos atiraram num posto móvel do Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE), de madrugada. Dois disparos atingiram o trailer, mas ninguém ficou ferido. Na Linha Vermelha, motoristas também viveram momentos de terror. Traficantes fecharam a via por volta de meia-noite e meia, próximo à Favela do Dique, em Caxias.

Homens do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e do Grupamento Especial Tático-Móvel (Getam) da PM chegaram na hora do ataque e impediram a ação dos bandidos. Houve rápida troca de tiros e a via ficou fechada nos dois sentidos por 20 minutos. Os bandidos, que, segundo a PM, seriam da Favela Furquim Mendes, no Jardim América, conseguiram fugir. Nenhum motorista foi assaltado.

Ainda de madrugada, dois homens numa motocicleta atiraram contra um guarda municipal que estava de plantão em frente ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, no Centro de Caxias. PMs reagiram, mas os bandidos conseguiram fugir a pé. O guarda não se feriu.

Em São Gonçalo, o policial militar Sérgio Augusto Bonfin Escotelaro, de 24 anos, e o técnico em eletrônica Júlio César Rodrigues Maciel, de 26, foram assassinados durante uma falsa blitz montada por pelo menos sete traficantes do Morro Menino de Deus. Depois de espancados e torturados, os dois foram executados a tiros. Eles foram rendidos quando passavam de motocicleta na Estrada do Boqueirão. Soldado do 6º BPM (Tijuca), Bonfin estava dando carona a Júlio César.

À noite, mais um ônibus foi incendiado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Pouco depois das 20h, bandidos interceptaram um veículo da Viação Glória na Estrada Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido.

Para evitar novos ataques, as polícias Militar e Civil reforçaram o patrulhamento em vários pontos do Rio de madrugada. Em frente ao Palácio Guanabara, foi montada uma blitz com cerca de 20 policiais fortemente armados. Nas delegacias, os plantões receberam reforço e os policiais permaneceram prontos para revidar qualquer tipo de ataque. Patrulhas não circulavam sozinhas.

Dois carros da 20ª DP (Vila Isabel) ficaram baseados em frente à delegacia, obstruindo a passagem de carros na Rua Luís de Mattos, próximo ao Morro dos Macacos. As ruas da cidade ficaram vazias. Na Zona Sul, o movimento em bares e restaurantes foi fraco.