Título: Traficantes atiram contra o batalhão de Olaria
Autor: Ramalho, Sérgio e Araújo, vera
Fonte: O Globo, 30/12/2006, Rio, p. 11

Mulher fica ferida por estilhaços; tiro atinge um morador em operação no Complexo do Alemão

Traficantes da Favela Pedra do Sapo, no Complexo do Alemão, atiraram ontem de manhã contra o quartel do 16º BPM (Olaria). As balas quebraram vidraças. Uma mulher foi ferida por estilhaços e teve que ser levada para um hospital. Segundo relatos de policiais que estavam no quartel no momento do ataque, havia várias pessoas no local, participando de um projeto social.

Os tiros foram disparados no fim da manhã. Vânia Maria Melo Bernardes, de 48 anos, entrava em seu carro, que estaria estacionado no pátio do batalhão, quando uma bala atingiu uma das janelas do automóvel. Ela foi ferida por estilhaços no couro cabeludo.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria estadual de Saúde, Vânia foi medicada no Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Como as lesões não apresentavam gravidade, ela teve alta logo depois de ser atendida.

Policiais do 16º BPM contaram que ataques de traficantes da Favela Pedra do Sapo - que fica nos fundos do quartel - são comuns. De acordo com um soldado, há marcas de tiros nas paredes da unidade:

- Isso acontece toda hora. O problema ontem foi que essa senhora não teve tempo de abrigar-se - disse o PM.

O comandante do 16º BPM, tenente-coronel José Luiz Nepomuceno, negou que tenha havido o ataque. Mesmo informado de que havia uma confirmação do hospital sobre o atendimento de Vânia Maria, ele não confirmou o atentado. O relações-públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Aristeu Leonardo, não foi encontrado para comentar o assunto.

Bope faz operação no Complexo do Alemão

À tarde, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fizeram uma operação em duas favelas do Complexo do Alemão, em Ramos. Na Fazendinha e na Nova Brasília, houve uma intensa troca de tiros. que começou por volta das 15h30m e durou mais de quatro horas. Um morador, identificado como Ciro Anastácio, de 55 anos, foi atingido por um tiro de fuzil na perna esquerda. Ele também foi levado para o Hospital Getúlio Vargas. A operação foi realizada em conjunto com o 16º BPM.