Título: O fim a poucos passos da cela
Autor:
Fonte: O Globo, 30/12/2006, O Mundo, p. 29

Corda que enforcará Saddam já está preparada

WASHINGTON. Até o fim da noite de ontem ainda não se sabia exatamente onde Saddam Hussein seria enforcado. O mais provável é que a sua execução acontecesse a poucos passos de sua atual cela, numa base militar americana próxima ao aeroporto internacional de Bagdá. Ali, alguns degraus de aço levam até uma plataforma quatro metros e meio acima do solo.

Uma corda de cânhamo, com um laço corrediço, já estava preparada há dois dias para ser colocada ao redor do pescoço do condenado. Um alçapão aberto repentinamente sob os seus pés faria com que seu o corpo caísse - diante do olhar de alguns convidados. O trio de praxe num evento desses - um clérigo muçulmano, um juiz e um médico - seria cercado por autoridades iraquianas e familiares das vítimas de Saddam.

Nagib Hamad Al-Noaimi, ex-ministro de Justiça de Qatar, contou que havia solicitado um encontro com Saddam para este sábado, mas o pedido lhe foi negado. Ele estaria acompanhado de Raghad, filha de Saddam, que vive em Amã, na Jordânia. Na quinta-feira o ex-ditador recebeu a visita de dois meio-irmãos, por parte de mãe, e entregou a eles o seu testamento e pertences pessoais, além de cartas para a sua família.

Autoridades iraquianas disseram que fariam um vídeo da execução, a ser exibido em data ainda não definida. Segundo elas, se os seus últimos momentos não fossem documentados a população não acreditaria na morte de seu antigo algoz. Outra incerteza era se pouco antes de o alçapão ser aberto, o ex-ditador diria suas últimas palavras. Por enquanto, as suas últimas declarações públicas estão contidas numa carta publicada ontem no site do Partido Baath, cuja autoria foi confirmada por seu advogado. Nela, Saddam se definiu como uma pessoa honesta e disse que se vê no Céu.

"Digo adeus a vocês, mas estarei com o misericordioso Deus que ajuda aqueles que se refugiam nele, e que jamais desapontará qualquer fiel honesto", escreveu ele. E deixou ainda um conselho: "Peço a vocês que não odeiem, porque o ódio não permite que uma pessoa seja justa, a torna cega e fecha todas as portas do pensamento."