Título: Posse começa às 15h, sem autoridades estrangeiras
Autor:
Fonte: O Globo, 31/12/2006, O País, p. 8

Treze dos 27 governadores são esperados para a solenidade em Brasília, que terá público menor que em 2003

Uma festa mais popular e com menos políticos e autoridades estrangeiras. Dos 27 governadores, pelo menos 13 vão participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluindo os oposicionistas Yeda Crusius (PSDB-RS), Alcides Rodrigues (PP-GO) e José Roberto Arruda (PFL-DF). Mas aliados de primeira hora, como o petista Marcelo Déda (SE) e o ex-ministro Eduardo Campos (PSB-PE), ficarão fora da cerimônia por dificuldades de deslocamento após a posse em seus estados.

O Palácio do Planalto é a última etapa da cerimônia de posse, que começa na Catedral de Brasília, onde Lula, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, embarca no Rolls-Royce e vai para o Congresso, seguido do carro com o vice José Alencar e a mulher, Mariza Gomes da Silva. Eles serão es coltados por batedores do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e pelos Dragões da Independência.

No Congresso, a cerimônia deve durar cerca de uma hora e meia. Depois da execução do Hino Nacional, Lula e Alencar prestam o compromisso constitucional. O primeiro-secretário do Congresso, deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), lê o termo de posse, assinado pelos dois e pelos demais integrantes da Mesa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), dá posse a Lula e Alencar. A solenidade é encerrada com o discurso de Lula. São esperadas 1.200 pessoas no Congresso.

Outros governadores petistas eleitos - Jaques Wagner (BA), Ana Júlia Carepa (PA), Binho Marques (AC), Wellington Dias (PI) - já confirmaram que estarão em Brasília, assim como Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Blairo Maggi (sem partido-MT), Cid Gomes (PSB-CE), Waldez Góis (PDT-AP), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Roberto Requião (PMDB-PR).

Os governadores estão entre os convidados que ficarão no Salão Nobre do Palácio do Planalto e que vão cumprimentar o presidente logo depois do discurso no parlatório, previsto para as 18h. Nesse grupo estão ainda os familiares de Lula, 18 prefeitos indicados pelas entidades representativas dos municípios, membros do Judiciário e do Legislativo, ministros, secretários executivos, presidentes de estatais e presidentes dos partidos.

Gastos de R$1,16 milhão com a festa da posse

Embora Lula tenha pedido uma posse simples e sóbria, entre 1.500 e 1.800 convidados assistirão ao presidente subir a rampa do Planalto, já usando a faixa presidencial, e a seu discurso no parlatório. Entre 40 mil e 50 mil pessoas devem participar da festa popular na Esplanada. Na Praça dos Três Poderes, haverá um show musical, com cantores e grupos populares. Na organização da posse, o governo deverá gastar R$1,163 milhão.