Título: Cenas dos minutos finais
Autor:
Fonte: O Globo, 31/12/2006, O Mundo, p. 33

Saddam é enforcado e imagens são mostradas na TV para população iraquiana

BAGDÁ

Foi a cena final de um filme de terror. A história do homem que por 35 anos comandou com mão de ferro o Iraque terminou ontem com imagens assustadoras e brutais do enforcamento de Saddam Hussein, ontem logo depois do amanhecer em Bagdá.

Cercado por carrascos mascarados, o ex-ditador iraquiano foi escoltado até o patíbulo, conversou brevemente e com um ar alheio com os homens que iriam executá-lo, teve o laço colocado em volta do pescoço. Depois do enforcamento, seu corpo, com o pescoço retorcido e manchas de sangue, foi envolto numa mortalha branca. Todas estas imagens, à exceção do corpo pendurado do ex-ditador na forca, foram mostradas por TVs iraquianas e, depois, espalhadas por todo o mundo.

- Ele era um homem alquebrado. Estava estranhamente submisso. Ele estava com medo, você podia ver o medo em seu rosto - disse o conselho de segurança nacional do Iraque, Mowaffak al-Rubaie, que testemunhou a bárbara execução de Saddam.

Saddam carregava consigo uma cópia do Alcorão, que pediu para ser entregue para "uma certa pessoa", segundo Rubaie, que não revelou seu nome. Segundos antes de sua execução, Saddam teria se dirigido para as pessoas que presenciariam sua execução.

- Não tenham medo - disse Saddam, antes de rezar, enquanto as mesquitas de Bagdá faziam a convocação matinal para as orações. - Só Alá é Deus e Maomé é o seu profeta.

Outras testemunhas frisaram o fato de Saddam ter aceitado todas as ordens dos carrascos.

- Ele parecia muito tranqüilo. Ele não tremeu - disse Sami al-Askari, um político xiita muito próximo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, que disse que morte do ex-ditador foi, aparentemente, instantânea. - Um dos guardas puxou a alavanca e ele caiu meio metro no alçapão. Ouvimos seu pescoço quebrar imediatamente e chegamos a ver uma pequena quantidade de sangue em torno da corda.

O corpo de Saddam ficou pendurado na forca por cerca de dez minutos. Então um médico teve permissão para se aproximar e confirmar a morte.

Saddam Hussein foi executado no quartel da 5ª Divisão de inteligência, em Kadimiya. Durante o regime de Saddam, o local foi usado como centro de interrogatório e tortura. A forca em que o ex-ditador foi morto foi também usada para matar centenas de adversários de sua ditadura.

Cerca de 15 pessoas presenciaram a morte de Saddam. Não foi informado se havia algum americano no local. O enforcamento foi acompanhado em silêncio, mas após a confirmação do óbito as testemunhas se cumprimentaram.

Após o corpo ter sido retirado da forca, foi permitida a entrada de outras pessoas. Um testemunha disse que pessoas "dançaram em volta do corpo". A rede de TV CNN telefonou para um alto funcionário do governo iraquiano que respondeu:

- Acabou. O corpo de Saddam está aqui na minha frente.

Ao fundo, podiam ser ouvidos cânticos xiitas.

- São funcionários do escritório do primeiro-ministro e do governo cantando de alegria - explicou o alto funcionário.

Presidente Bush diz que justiça foi feita

Possivelmente, uma destas pessoas foi a responsável pelas imagens do corpo de Saddam envolto na mortalha. A curta gravação que foi ao ar primeira num canal de TV privado xiita tinha mã qualidade e, aparentemente, foi gravada por um telefone celular.

A notícia da morte de Saddam provocou uma explosão de alegria nas ruas do bairro xiita de Cidade de Sadr, em Bagdá. Carros buzinavam e multidões tomaram as ruas. Em Awja, cidade natal de Saddam, porém, houve protestos.

- Se Saddam for executado, será um mártir e entrará para a história - disse um jovem de cerca de 20 anos, que não acreditava que o ex-ditador fora enforcado.

A Casa Branca buscou demonstrar que não teve qualquer envolvimento na execução de Saddam, dizendo que todo o processo foi conduzido por iraquianos. O presidente George W. Bush estava dormindo quando Saddam foi morto e não foi acordado no momento do enforcamento. Pela manhã, no entanto, o governo americano divulgou uma nota.

"Saddam Hussein foi executado depois de ter um julgamento justo, o tipo de justiça que ele negou às vítimas de seu regime brutal", diz o comunicado, assinado por Bush.

As duas filhas de Saddam receberam com calma a execução do pai, de acordo com o relato de Rasha Oudeh, que estava com Raghd, de 38 anos, e Rana Hussein, de 34, quando elas souberam a notícia através da TV:

- Elas se sentiram muito orgulhosas ao verem seu pai encarando os carrascos de modo tão valente, de pé.

As duas filhas do ex-ditador moram na Jordânia e pediram que o corpo do pai seja enterrado, de modo provisório, no Iêmen.

A União Européia e a Rússia criticaram a decisão de executar Saddam por considerarem errado o princípio da pena capital. A chanceler britânica, Margaret Beckett, disse que o Reino Unido recebeu bem o fato de Saddam ter respondido "por pelo menos alguns dos terríveis crimes que cometeu."

As outras duas pessoas condenadas à morte pelos mesmos crimes de Saddam - o massacre de 148 xiitas na cidade de Dujail, em 1982 -, Barzan Hassan e Awwad Bandar, tiveram as execuções adiadas.

"Ele era um homem alquebrado. Estava estranhamente submisso. Ele estava com medo, você podia ver o medo em seu rosto"

MOWAFFAK AL-RUBAIE Conselheiro de segurança nacional do Iraque

"Não tenham medo. Só Alá é Deus e Maomé é o seu profeta"

SADDAM HUSSEIN Ex-ditador do Iraque