Título: Do agreste pernambuco para a festa
Autor: Peña, Bernardo de la
Fonte: O Globo, 01/01/2007, O País, p. 4

Grupo de 52 pessoas viaja de Caetés e Garanhuns até Brasília

BRASÍLIA. Parentes e amigos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de Caetés e Garanhuns, em Pernambuco, lotaram um ônibus e chegaram no sábado a Brasília para acompanhar a posse de Lula. No início da tarde de ontem eles tentaram ser recebidos pelo presidente, no Palácio do Alvorada, mas sem sucesso. Até as 19h, a assessoria do Palácio do Planalto não confirmou se Lula receberia ou não os conterrâneos.

São 52 pessoas que viajaram 51 horas. Do total, 21 seriam parentes de Lula. Maria Cleonice Ferreira Rodrigues é prima em primeiro grau do presidente, filha de uma tia chamada Adalgisa, irmã da mãe de Lula. Ela disse que a viagem foi muito boa, embora cansativa, e mantinha a esperança de ver o parente distante de perto.

¿ Hoje vou falar com ele, se Deus quiser ¿ disse Maria Cleonice, lembrando que encontrou Lula pela última vez há cerca de seis meses, quando o presidente esteve em Garanhus.

O dia ontem foi movimentado em frente ao Alvorada. Muitos turistas, que foram passar o réveillon em Brasília ou viajaram para assistir à posse, aproveitaram e passaram pelo palácio, ainda que somente do lado de fora. Tiravam muitas fotos e permaneciam alguns minutos na esperança de que Lula aparecesse, como faz de vez em quando.

O publicitário paranaense Mário Milani, criador do sinal do ¿L¿ de Lula feito com a mão, que virou símbolo de todas as campanhas presidenciais do petista, está em Brasília para acompanhar a posse hoje. Milani esteve ontem à tarde em frente ao Alvorada e contou que patenteou o gesto em 1994. Segundo ele, a idéia surgiu na campanha de 1989 e foi apresentada à diretoria do PT num encontro nacional do partido em São Paulo. O publicitário, filiado ao partido, afirmou que nunca recebeu nenhum centavo pela criação do símbolo e que decidiu patenteá-lo para evitar que ele fosse usado comercialmente por empresas. Este ano, aproveitando a Copa do Mundo, ele distribuiu 30 mil adesivos com o ¿L¿ nas cores verde e amarelo, antecipando a disputa presidencial.

¿ Fico feliz de ter colaborado de alguma maneira para a vitória do presidente Lula e a chegada ao poder de um projeto de governo diferenciado, que de fato dá atenção aos mais carentes ¿ disse Mário Milani.

No fim da tarde de ontem, o presidente Lula recebeu no Alvorada o chanceler italiano Massimo D¿Alema, que faz esta semana visitas ao Brasil, Chile e Peru. Lula e D¿Alema são amigos. A amizade surgiu da militância comum na esquerda internacional.