Título: Projeto para beneficiar a Rocinha
Autor: Schmidt, Selma
Fonte: O Globo, 01/01/2007, Rio, p. 22

A construção de um anel viário em torno da Rocinha, para conter a expansão horizontal da favela e melhorar o acesso dos moradores à comunidade, é uma das principais idéias previstas num projeto coordenado pelo arquiteto Luiz Carlos Toledo, do escritório M&T. O projeto ¿ que o novo governador Sergio Cabral Filho, ainda durante a campanha eleitoral, comprometeu-se a executar ¿ venceu, em janeiro passado, um concurso de idéias promovido pelo governo do estado e pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil.

¿ Nossa equipe, de 32 pessoas, sendo duas moradoras da Rocinha, trabalhou por três meses na elaboração do Plano Diretor Participativo. Realizamos dois seminários com os moradores ¿ contou Toledo.

Segundo o arquiteto, o futuro anel viário deve obedecer à topografia da Rocinha. Em torno dele, devem ser construídos quadras de esporte e centros de lazer. As melhorias viárias previstas no projeto incluem ainda a abertura de caminhos e o alargamento de ruas.

¿ Mas, antes de serem executadas, todas as intervenções têm de ser discutidas com a comunidade ¿ disse Toledo.

Para que possam ser feitas as intervenções viárias, o projeto prevê a construção de uma fábrica de argamassa armada. A idéia é que essa instalação produza o material para a construção de prédios destinados a abrigar as famílias que terão as casas derrubadas. Os imóveis abrigariam ainda moradores que hoje vivem em áreas de risco.

Também estão previstos a implantação de uma unidade pré-hospitalar, duas creches, áreas de estacionamento, mercado produtor e um programa de requalificação das habitações existentes.