Título: Empresa descobriu clone perfeito
Autor: Scofield Jr, Gilberto
Fonte: O Globo, 01/01/2007, Economia, p. 25

PEQUIM. Uma coisa são camelôs e pequenas lojas de rua ou em mercados de pechincha que vendem cópias, nem sempre boas, de produtos mundialmente conhecidos. Essa é a pirataria que todo mundo conhece. Outra coisa, bem diferente, é constatar, de uma hora para outra, que toda a empresa foi pirateada, de cadeias inteiras de produtos a equipamentos que a companhia nem sequer produz, passando por uma completa rede de distribuidores e assistência técnica. Falsa, claro.

Pois esta situação kafkiana foi vivida pela empresa de telecomunicações japonesa NEC, que, em maio deste ano, descobriu uma NEC paralela ligada a uma rede de 50 fábricas de aparelhos eletrônicos na China, em Hong Kong e em Taiwan. A empresa não fala sobre o tema, mas o jornal americano ¿The New York Times¿ publicou reportagem a respeito, contando como todos os produtos da empresa foram falsificados e uma linha inteira de novos produtos, criada e comercializada pelos falsários nos últimos três anos.

Ao todo, 50 produtos foram falsificados, de sistemas de entretenimento a aparelhos de DVD, tocadores de MP3, baterias e até microfones. Todos eram encontrados em lojas legais. Os falsários se apresentavam com cartões pessoais da NEC, blocos de encomenda de produtos idênticos aos originais, vários telefones para pedidos de renovação de estoque e assistência ao cliente e ainda entregavam os produtos em embalagens idênticas às verdadeiras.

Os produtos falsos foram encontrados até em países do Sudeste asiático, Norte da África e Europa. ¿Estas entidades são parte de uma sofisticada rede, coordenada por duas empresas baseadas em Taiwan e Japão, que tentaram assumir completamente as operações da NEC¿, afirmou ao jornal Fujio Okada, vice-presidente-sênior e gerente da divisão de assuntos legais da empresa. (G.S.J.)