Título: Pelo menos nove ministros tiram férias sem saber se vão continuar ministros
Autor: Damé, Luiza e Gois, Chico
Fonte: O Globo, 03/01/2007, O País, p. 4

Incertos sobre o futuro e aproveitando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tirar férias entre 5 e 15 de janeiro, pelo menos nove ministros decidiram folgar neste mês. Boa parte dos que vão trabalhar na próxima semana não tem sequer certeza de permanecer no governo depois da reforma ministerial. No Palácio do Planalto, somente o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, estará a postos nas férias de Lula, pois viajou para Buenos Aires logo depois do segundo turno.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) vai tirar férias neste mês, mas disse ontem ainda não ter decidido o período. O ministro da Secretaria Geral, Luiz Dulci, pretendia tirar férias, mas se conformou com apenas cinco dias de folga, pois terá de representar Lula na posse do presidente eleito da Nicarágua, Daniel Ortega, no próximo dia 10. O chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, sairá de férias junto com o presidente. O assessor especial da Presidência, Cézar Alvarez, responsável pela organização da posse, entra de férias hoje.

Sem pacote econômico, Mantega tira folga

Ainda com o pacote econômico pendente, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sairá de férias hoje e só voltará dia 16, quando as medidas devem ser anunciadas. Ontem saiu publicada no Diário Oficial da União a indicação do secretário-executivo da Fazenda, Bernardo Appy, para ocupar interinamente o cargo de ministro nesse período. Os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) já estão de férias. Furlan volta no dia 8, e Marinho, dia 17.

Hélio Costa (Comunicações) e Fernando Haddad (Educação) vão tirar férias neste mês, mas ainda não decidiram o período. Costa pretende ficar duas semanas fora, aproveitando o período de férias escolares. Haddad vai descansar uma semana. Precavido, pretende ir para algum lugar "a menos de duas horas de vôo de Brasília".

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, não vai tirar férias, mas não marcou compromissos em Brasília entre os dias 5 e 10 de janeiro, quando pretende cuidar de assuntos particulares. Fora do segundo governo Lula, Márcio Thomaz Bastos (Justiça) está de férias e voltará no próximo dia 14.