Título: Brasil e EUA terão encontro hoje para discutir OMC
Autor:
Fonte: O Globo, 03/01/2007, Economia, p. 21
Brasil e Estados Unidos tentarão hoje retomar as discussões sobre a Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, terá um encontro em Nova York com a representante de Comércio da Casa Branca, susan Schwab. Segundo o governo brasileiro, a agenda prevista para o encontro é "flexível e ampla". A Rodada de Doha está paralisada desde julho do ano passado, quando as negociações foram suspensas diante da resistência dos países ricos a reduzir subsídios e tarifas agrícolas.
O encontro entre Amorim e Schwab já estava previsto desde outubro. Na ocasião, durante a reunião do G-20 (grupo de países em desenvolvimento, liderado por Brasil e Índia, que pede a abertura dos mercados agrícolas) no Rio, ficou acertado que as conversas seriam retomadas após as eleições parlamentares americanas, realizadas em novembro passado.
No encontro do G-20 no Rio, além de Schwab, estiveram presentes o comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, e o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy. Apesar disso, a reunião terminou sem um consenso sobre como recuperar a Rodada de Doha da OMC. Chamada de Rodada do Desenvolvimento, Doha foi lançada no Qatar em 2001, apenas dois meses após os atentados terroristas de 11 de setembro.