Título: Oposição não comparece
Autor: Franco, Ilimar e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 02/01/2007, O País, p. 4

A oposição praticamente ignorou a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. Poucos representantes estiveram presentes, entre eles o líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que, como terceiro-secretário da Mesa diretora do Congresso leu o termo de posse, e os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e o filho Robson Tuma (PFL-SP), e Edison Lobão (PFL-MA). Aleluia criticou o trecho do discurso em que Lula fala dos problemas que têm ser enfrentados no segundo mandato, mas sem apontar caminhos.

- Foi um discurso inconsistente e vazio. O presidente parou no diagnóstico e não foi capaz de dar esperança ao povo brasileiro, de dizer como vai destravar os gargalos que estão impedindo a retomada do crescimento - disse Aleluia.

Eduardo Gomes disse que não foi apenas a oposição que não compareceu à solenidade, mas também parlamentares da base aliada. Para ele, falta novidade neste segundo mandato: os ministros são os mesmos, as medidas econômicas ficaram para depois das férias de Lula.

- Quem deixou de ir ao plenário não foi por causa da chuva. Falta novidade - justificou o tucano.

Par Gomes, Lula foi contundente em seu discurso, mas não esclareceu o que pretende fazer no segundo mandato.

- E foi um pouco injusto com a oposição, que contribuiu muito no primeiro governo com o aperfeiçoamento de projetos - disse.