Título: Lula homenageia Alencar e afirma ser grato por seu companheirismo
Autor: Éboli, Evandro e Beck, Marta
Fonte: O Globo, 02/01/2007, O País, p. 9

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou ontem parte do discurso de improviso que fez no parlatório do Palácio do Planalto a uma homenagem especial ao seu vice, José Alencar, operado duas vezes este ano e agora submetido a um tratamento de quimioterapia para combater um câncer no abdome. Sem o bigode que usou durante todo o primeiro mandato e um pouco mais magro, Alencar não demonstrou cansaço em nenhum momento durante o longo rito da cerimônia de posse e esteve o tempo todo ao lado de Lula.

- Quis Deus que um belo dia eu encontrasse o José Alencar em Belo Horizonte. Ouvi um pronunciamento dele e depois que eu ouvi ele falar saí de lá convencido que nós tínhamos encontrado um jeito de unificar capital e trabalho na Presidência da República e na vice-presidência. E saí de lá convencido de que eu tinha conquistado o meu vice. Eu sou profundamente grato pela lealdade, pelo companheirismo e pela compreensão que este homem tem da defesa dos interesses nacionais, dos interesses brasileiros - agradeceu o presidente.

De acordo com seu filho Josué Alencar, o vice-presidente está reagindo muito bem à quimioterapia. Ele contou que o pai passou o Natal em Belo Horizonte e está animadíssimo com o início do segundo mandato. Em julho, em meio à campanha eleitoral, Alencar foi submetido à uma primeira cirurgia no Hospital Sírio Libanês para retirada de um tumor maligno do abdome. Logo depois do segundo turno, em novembro, embarcou para os EUA onde foi operado novamente, em Nova York. Desde então, submete-se à quimioterapia, em São Paulo.