Título: Wagner: 'Nordeste estará no centro das decisões'
Autor: Frazão, Heliana
Fonte: O Globo, 02/01/2007, O País, p. 17

Ao assumir ontem, o novo governador da Bahia, Jaques wagner (PT), deixou clara sua determinação de manter uma estreita relação entre os governos estadual e federal, adotando um modelo administrativo à imagem e semelhança do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um longo discurso, logo após assinar o termo de posse, no plenário da Assembléia Legislativa, wagner referiu-se por 13 vezes ao governo federal e ao presidente Lula. Coincidência ou não, o mesmo número do partido nas eleições. Ele reafirmou também a prioridade da sua gestão com a educação, a saúde e a geração de trabalho e renda.

O governador inspirou-se no formato presidencial até no desfile em carro aberto, ao final da cerimônia, quando percorreu ao lado da primeira-dama, Fátima Mendonça, as ruas internas do centro Administrativo da Bahia (CAB), onde ocorreu a posse. O carro, um Impala preto, conversível da Chevrolet, ano 1959, de propriedade do governo do estado, chamou a atenção de todos que assistiram a cerimônia.

Dizendo-se emocionado com a confirmação de uma vitória inesperada, que segundo ele, parecia "inatingível, algo impossível", wagner acenava para o público, enquanto a primeira-dama jogava beijos para o público, que corria atrás do carro.

Momentos antes, Jaques wagner afirmava para um plenário lotado por petistas, entre eles o ministro da Defesa, Waldir Pires, representando Lula, e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, além de integrantes da base aliada, que "em sintonia com o governo federal" vai reverter um ciclo perverso de exclusão social, que gerou a falta de estímulo e oportunidade para as pessoas. Ele se referia, sem citar nomes, aos 16 anos ininterruptos de comando do carlismo, força política do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL).

Governo federal é exemplo

wagner enfatizou que o governo federal, em quatro anos, deu o exemplo de que pode governar mais para os pobres, e observou que a sua vitória nas urnas significou a reafirmação do modo de governar do presidente Lula.

- Este é o projeto de Nação que ajudei a construir e que, a partir de hoje, começaremos a colocar em prática na Bahia.

A exemplo do presidente Lula, que prometeu acabar com a fome no país, o novo governador comprometeu-se a criar condições para que nenhum baiano "vá penar por falta de água para sobreviver e plantar"

- O presidente Lula vem dando passos largos para alterar a visão preconceituosa com que a Bahia e o nordeste são vistos pelo Brasil. Animados e impulsionados pelo atual governo federal, vamos estabelecer uma nova relação federativa. A Bahia e o nordeste vão estar no centro das decisões nacionais, ocupando o espaço que merecem.

wagner insistiu nas críticas contundentes ao carlismo, que definiu como um modelo atrasado, que acentuou as desigualdades no estado.

- Por anos a fio, quem dominou a política na Bahia se preocupou muito em concentrar e pouco ou nada em repartir - alfinetou.

Entretanto, na cerimônia de passagem do cargo o que se verificou foi uma relação de cordialidade e troca de elogios com o agora ex-governador Paulo Souto (PFL). Ninguém da cúpula carlista participou do evento.