Título: No primeiro dia do ano, volta para casa foi tranqüila nos aeroportos
Autor: Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 02/01/2007, Economia, p. 26

O ano começou sem sustos para quem voltou para casa de avião depois das comemorações do réveillon, diferentemente do que se viu no Natal, quando o caos tomou conta dos aeroportos brasileiros. De acordo com o balanço divulgado ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dos 490 vôos previstos nos 12 maiores aeroportos do país, apenas dez sofreram atrasos de mais de uma hora, ou seja, 2% do total programado.

Diante dos bons resultados, o plano de emergência que o governo adotou semana passada para evitar o caos aéreo deve ser bem avaliado hoje na reunião da Anac e novas intervenções nas companhias podem ser adotadas.

Segundo a Anac, ontem não foram registrados atrasos nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, no Rio, e de Belém, Porto Alegre, Curitiba, Manaus e Salvador. O maior índice de atrasos foi no aeroporto de Recife, onde dois dos 21 vôos atrasaram, ou seja, 9,5% do total. No auge da crise, os atrasos ultrapassavam 40% do total de vôos.

A Anac também informou que 21 vôos foram cancelados. Estes cancelamentos foram notificados previamente pelas empresas e não foram vendidas passagens.

Agência deve aprovar relatório sobre a TAM

Hoje também deve ser aprovado o relatório que investigou as causas do caos aéreo de Natal, indicando erros na gestão da TAM - a empresa teria feito overbooking (venda de passagens acima da capacidade das aeronaves) e retirado aviões das rotas comerciais para fretamento. Também deverá ser indicada a multa para a empresa aérea.

O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT), e o deputado federal Chico D"Angelo (PT), assistiram à posse do governador do Rio, Sérgio Cabral, e correram para embarcar para a posse do presidente Lula em Brasília.

- Estávamos tensos, com medo de atrasos, mas o vôo saiu na hora - disse D"Angelo.

O medo também fez a estudante Patrícia Kleiber acordar mais cedo para embarcar para Brasília. Antes de meio-dia ela já estava no check in para o vôo das 14h40m:

- Não queria correr risco de não chegar no trabalho amanhã (hoje) pela manhã. Felizmente não atrasou.