Título: Lula chama de vergonha casas que governo faz
Autor:
Fonte: O Globo, 04/01/2007, O País, p. 10

Em reunião com quatro ministros para discutir medidas nas áreas de habitação e saneamento que farão parte do pacote econômico, o presidente lula reclamou ontem do tamanho das casas populares construídas por programas habitacionais do governo. lula citou o caso de moradias de Lauro de Freitas, na Bahia, chegando a classificar de vergonha o espaço dessas casas, de 27 metros quadrados em média.

Mas, em março de 2006, lula esteve em Lauro de Freitas justamente para entregar moradias populares dentro do Programa Habitar Brasil (HBB). A festa foi tanta que uma das fotos - na qual o presidente aparece cumprimentando um menino - foi escolhida como a principal imagem da campanha à reeleição.

- As casas em Lauro de Freitas eram uma vergonha - comentou lula com os ministros, quando a reunião foi aberta para o registro de imagens.

Em março, lula mostrara satisfação ao inaugurar 239 casas em Lauro de Freitas:

- A casa é para nós como um ninho para o passarinho, ou seja, a casa é o nosso aconchego maior, é onde a gente vai cuidar dos nossos filhos.

Segundo ministros que participaram da reunião, não foi a primeira vez que lula reclamou do tamanho das casas. Ele já havia pedido ao Ministério das Cidades que analisasse melhor o assunto. Ontem, a orientação foi para que as unidades habitacionais, se não puderem ser maiores devido aos custos, tenham um projeto que permita a expansão. Essas medidas na área de infra-estrutura farão parte do Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC).

lula se reuniu com os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento), Bernard Appy (interino da Fazenda), e Pedro Brito (Integração), além de técnicos.