Título: Argentina lidera rotas regionais
Autor: Oliveira, Eliane e Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 04/01/2007, Economia, p. 20

Apesar do discurso voltado à integração, o Brasil, pelo menos na malha aérea, está mais próximo da América do Norte e da Europa - regiões em que lidera a oferta de vôos sul-americanos, respondendo, respectivamente, por 25% e 49% do fluxo. A argentina fica à frente nos vôos intra-regionais na América do Sul, com participação de 27%, contra 20% da fatia brasileira. Buenos Aires é a cidade que recebe o maior número de vôos, seguida de São Paulo e Santiago.

Além de integrar a América do Sul, o plano prevê descentralização dos vôos. Não só São Paulo, mas também Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Brasília e até Palmas (Tocantins) passariam a ter rotas diretas para Missiones (argentina), Cochabamba (Bolívia), Guayas (Equador), Zulia (Venezuela), Biobio (Chile) e Antioquia (Colômbia).

Outra proposta é criar outro grande hub (aeroporto que centraliza conexões) internacional, em Brasília, com foco na ligação com Peru, Bolívia e Equador. O mesmo ocorreria em Manaus para vôos do Norte do continente e da América Central. O Nordeste, por sua vez, teria um hub e ligações diretas com Chile, argentina e Peru.