Título: Atuação tímida na área social
Autor: França, Mirelle
Fonte: O Globo, 05/01/2007, Economia, p. 22

O desempenho do BNDES nos últimos quatro anos desapontou quem esperava atuação maior na área social. De acordo com o coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), João Roberto Lopes, há um descompasso entre a performance do banco e as políticas sociais desenvolvidas pelo resto do governo federal.

- Esperava-se maior participação da área social nos desembolsos totais do banco e a redução da desigualdade regional, que não aconteceram - afirmou, lembrando que o Ibase acompanha há um ano e quatro meses o desempenho social do banco.

Segundo o coordenador do instituto, a área social do BNDES nunca deixou de ser um apêndice e permanece à margem dos grandes projetos aprovados pela diretoria. Para Gilberto Braga, professor do Ibmec-RJ, no primeiro governo Lula houve dois bancos distintos. Um, sob o comando do economista Carlos Lessa, com viés nacionalista, que não admitia financiamentos a estrangeiros. O outro, dirigido por Guido Mantega e agora por Demian Fiocca, não olha quem é o tomador de recursos desde que sejam atendidas as exigências da operação.

- O BNDES viveu nos últimos anos uma crise de identidade. Ainda não está claro qual viés vai prevalecer - disse.