Título: Lula adia ainda mais a reforma do Ministério
Autor: Camarotti, Gerson e Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 07/01/2007, O País, p. 5

Antes de sair de férias por dez dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, avisou a seus assessores e ministros palacianos que resolveu adiar mais um pouco a reforma ministerial. Na última sexta-feira, ele fixou como prazo para a mudança na sua equipe o dia 15 de fevereiro, pouco antes do feriado de carnaval.

Ele avaliou de forma reservada que a disputa pela presidência da Câmara pode, ainda que administrada daqui até o fim do mês, causar ainda mais problemas entre os partidos da base aliada. Por isso, acrescentou, terá que ter um pouco mais de tempo para acomodar as forças políticas descontentes com o embate.

Mesmo com todas as críticas por causa da demora para anunciar um Ministério novo - críticas feitas inclusive por aliados próximos - Lula preferiu segurar um pouco mais a substituição do primeiro escalão para ter certeza de que conseguirá formar um governo de coalizão forte para o segundo mandato.

Na volta das férias, ao mesmo tempo que vai monitorar a disputa na Câmara, Lula começará a ouvir os partidos aliados. Mas já mandou recados de que não será o mediador de problemas internos das legendas. A preocupação dele não é por acaso. Além da disputa entre as várias tendências do PT para garantir espaços no governo Lula, os demais partidos aliados já estão iniciando discussões internas sobre as indicações que farão ao presidente.