Título: FMI diz que economia mundial começou o ano com o 'pé direito'
Autor:
Fonte: O Globo, 08/01/2007, Economia, p. 14

A economia mundial começou 2007 com o pé direito, devido a um crescimento sólido e com uma base ampla, disse ontem Rodrigo de Rato, diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). No entanto, este cenário favorável, sem evidências de pressões inflacionárias, requer que os principais bancos centrais do mundo se mantenham vigilantes ante eventuais pressões dos preços.

Além disso, é necessário que essas instituições fixem as taxas de juros segundo a evolução dos dados econômicos, disse o diretor, após um encontro com presidentes de bancos centrais das maiores economias do mundo, em Basiléia, na Suíça.

- A economia mundial avança para mais um ano de forte crescimento e uma ampla base de expansão - afirmou ele, no encontro, do qual participou o presidente o Banco Central, Henrique Meirelles.

O FMI estima que o crescimento mundial vai se desacelerar levemente de 5,1%, em 2006, para 4,9%, este ano.

- Vemos um forte crescimento na Europa, uma continuidade no Japão e uma fortíssima expansão na Ásia. Do ponto de vista dos EUA, o cenário central é de uma aterrissagem suave - disse De Rato.

Já a revista "Newsweek" divulgou ontem uma pesquisa revelando que políticos, autoridades, acadêmicos e jornalistas da América Latina estão otimistas quanto ao desempenho de suas economias nos próximos dois anos. A revista citou dados do Zogby International, para afirmar que 53% das 603 pessoas entrevistadas acreditam que o continente está no caminho certo e 81% acham que suas economias nacionais crescerão.