Título: Para atrair apoio, petista promete subsídio maior para deputados
Autor: Freire, Flávia
Fonte: O Globo, 09/01/2007, O País, p. 4

Já Tarso Genro tenta mapear votos para Chinaglia e Aldo na disputa

BRASÍLIA. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, iniciou ampla consulta entre os partidos da base sobre o potencial das candidaturas dos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para a presidência da Câmara. Para alguns parlamentares, Tarso chegou a afirmar que Chinaglia, líder do governo, tem vantagem sobre Aldo, presidente da Câmara. Mas o levantamento não incluiu a oposição.

O comando da campanha de Aldo, além de partidos da oposição, contabiliza o apoio de 17 dos 27 governadores. Hoje o PMDB reúne a bancada para decidir quem apoiar. Antes, os líderes se reúnem com Tarso.

Chinaglia fez uma reunião na casa do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) para escrever a carta de compromissos de campanha. Entre as prioridades está a votação do reajuste do subsídio dos parlamentares, pivô de desgaste dos deputados.

Ele também se comprometeu a tratar de questões polêmicas como a verba indenizatória, a ajuda de custo e a redução do envio de medidas provisórias. No texto, se define como capaz de resgatar a credibilidade da Câmara depois de uma legislatura marcada por escândalos. Participaram da reunião os líderes do PT, Henrique Fontana, do PP, Mário Negromonte (BA), do PL, Luciano Castro (RR), além de petistas e aliados. Chinaglia chegou a criticar a gestão de Aldo por não ter conseguido dar reajuste aos deputados.

¿ Pela primeira vez em 12 anos, o salário do deputado não teve nem a compensação da perda da inflação no período. A condução política desse debate foi um desastre. Vou tratar desse assunto e estou tranqüilo, inclusive, para defender a equiparação salarial com os ministros do Supremo ¿ disse Chinaglia.

Tarso recebeu aliados, inclusive Fontana, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o ex-líder do PV Marcelo Ortiz (SP). Também falou por telefone com Chinaglia. Ainda ontem Tarso tentava fechar uma reunião do Conselho Político do governo.

¿ O ministro disse que o Chinaglia estava com ampla vantagem ¿ disse Ortiz.

Ao sair do encontro com Genro, Fontana defendeu a nomeação do perdedor para um ministério. A declaração causou polêmica e reação dos candidatos. Aldo reagiu com irritação:

¿ Não creio que o deputado Henrique Fontana possa oferecer ministério para resolver a disputa no Legislativo.

COLABORARAM: Luiza Damé e Chico de Gois

www.oglobo.com.br/pais