Título: Chuva em Minas já deixou pelo menos 20 mortos
Autor: Cotta, Sueli
Fonte: O Globo, 09/01/2007, O País, p. 8

Duas pessoas estão desaparecidas; há alerta de novos temporais nas regiões Sul, Oeste e Triângulo Mineiro

BELO HORIZONTE. Os temporais dos últimos dias em Minas Gerais já provocaram 20 mortes no estado. Pelo menos duas pessoas estão desaparecidas: um lavrador de 47 anos e uma mulher de 25 anos. Ela é procurada por policiais do Corpo de Bombeiros desde o dia 31 de dezembro, quando foi arrastada pela correnteza em Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte. Há um alerta de ocorrência de novos temporais em Minas Gerais, nos próximos dias, com descargas elétricas e ventos fortes ¿ o que deixa aflitos os moradores de Sul, Oeste e Triângulo Mineiro, regiões mais afetadas pelas chuvas e em estado de alerta.

Segundo a Defesa Civil, o lavrador desaparecido tentava atravessar o riacho na cidade de Gonçalves, no Sul do estado, para ordenhar as vacas, quando foi surpreendido pela força das águas. As equipes de resgate encontraram o vasilhame e o cavalo solto no pasto próximo ao riacho. A situação é grave em pelo menos 62 municípios, que decretaram estado de emergência e onde 167 mil pessoas foram afetadas.

O número de feridos aumenta a cada dia. No dia 6 de janeiro três pessoas morreram na cidade de Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira. Em Novo Cruzeiro, seis pessoas morreram soterradas ou arrastadas no início do período chuvoso, em outubro. Os danos materiais também são grandes. Pelo menos 744 casas foram destruídas e 2,8 mil ficaram danificadas. Alguns municípios ainda enfrentam problema com a destruição de pontes. Até agora, 202 pontes foram derrubadas pela chuva e outras 254 estão danificadas, algumas em situação precária.

Pelo menos 11 mil pessoas tiveram que buscar abrigos provisórios ou casas de parentes. Cerca de 4.300 perderam suas casas.

Aécio sobrevoa área atingida e propõe parceria de estados

O governador Aécio Neves (PSDB) pretende sobrevoar hoje as cidades de Pouso Alegre, Itajubá e outras no Sul do estado, que foram mais castigadas pelas chuvas. No fim da tarde, ele segue para o Rio de Janeiro para o encontro dos governadores da região Sudeste, onde pretende apresentar uma proposta de criação de uma Coordenadoria Regional de Defesa Civil. Os quatro estados trabalhariam juntos na prevenção de catástrofes ambientais. A Coordenadoria Regional deve estabelecer planejamentos preventivos conjuntos, de forma a antecipar desastres e prejuízos humanos e materiais. Um sistema de alerta seria criado para detectar possíveis cheias em rios que cortem mais de um estado do Sudeste.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais trabalha com 13 equipes para atender às demandas e criou dez depósitos onde armazena material usado no trabalho de socorro das vítimas.

LULA LIBERA VERBAS PARA CONTER ESTRAGOS CAUSADOS PELAS CHUVAS NO RIO na página 18