Título: MST invadiu mais no governo Lula
Autor:
Fonte: O Globo, 09/01/2007, O País, p. 9

Invasões no primeiro mandato do petista superaram as da segunda gestão FH

BRASÍLIA. As 1.029 invasões de terra ocorridas no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva superam o número de ocupações registradas no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (1999 a 2002), quando ocorreram 999 ações de sem-terra. Os números são do próprio governo, da Ouvidoria Agrária Nacional, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Foram 30 invasões a mais no governo Lula que nos últimos quatro anos de Fernando Henrique. Ainda é preciso incluir as ocupações de dezembro de 2006, não contabilizadas. Se comparado com o primeiro mandato do tucano (1995 a 1998), o governo Lula teve desempenho bem melhor. Nos primeiros quatro anos da gestão tucana, ocorreram 1.413 invasões, 384 registros a mais que no mandato do petista.

Lula tomou posse em 2003 prometendo reduzir a violência no campo. Teve o apoio de entidades como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que indicaram vários nomes para as superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos estados. O presidente chegou a anunciar um Plano Nacional de Reforma Agrária.

MST: `Plano de Reforma Agrária não saiu do papel¿

Para a direção do MST, o movimento acreditou, de fato, que no governo Lula a política agrária pudesse avançar, ampliando o número de assentados, mais recursos para infra-estrutura dos assentamentos e de desapropriação de terra.

¿ A impressão que o governo Lula nos deu é de que a reforma agrária iria deslanchar nestes quatro anos. Não foi o que vimos. O Plano de Reforma Agrária não saiu do papel ¿ disse Marina Santos, da coordenação nacional do MST.

Para Marina, o fato de ter havido mais invasões no governo Lula que nos últimos quatro anos da gestão tucana prova que os movimentos que lutam pela reforma agrária agem com independência e autonomia.