Título: Riqueza movida a automóveis
Autor: Rodrigues, Luciana e Simões, Dicler
Fonte: O Globo, 09/01/2007, Economia, p. 19

Montadoras incluem Resende e Porto Real na lista dos 10 maiores PIBs do Estado do Rio

Adisparada dos preços do petróleo e os recordes de produção da Petrobras, que inflaram artificialmente o desempenho econômico dos municípios do Norte Fluminense, também ofuscaram, no Estado do Rio, o bom momento vivido pela Região do Médio Paraíba. Pesquisa recém-concluída pela Fundação Cide constatou que Resende e Porto Real já integram a lista das dez maiores economias municipais do estado. Em 2005 (últimos dados disponíveis), essas cidades subiram ao topo do ranking deslocando nomes de peso: Campos dos Goytacazes e Petrópolis.

É no Médio Paraíba que ficam também os cinco municípios com maior renda per capita do estado. Além de Porto Real (1º no ranking) e Resende (3º), integram a lista Piraí, Itatiaia e Volta Redonda. O sucesso da região é explicado, principalmente, pelo vigor de sua indústria metal-mecânica e automobilística. Porto Real e Resende abrigam, respectivamente, as montadoras PSA Peugeot Citroën e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Para aferir melhor o desempenho de cada cidade, a Fundação Cide exclui do cálculo municipal a riqueza gerada pelo petróleo na Bacia de Campos. E o Médio Paraíba é a região que aparece melhor neste retrato. Também não é para menos: a PSA mais do que dobrou sua produção de veículos desde 2002, e a Volks elevou em 50% o número de caminhões e ônibus fabricados nesse período.

¿ É uma região de PIB e PIB per capita elevados. A riqueza produzida localmente gera emprego, fica na região. É diferente do que ocorre no Norte Fluminense com o petróleo ¿ diz Ranulfo Vidigal, diretor-executivo da Fundação Cide. ¿ Resende e Porto Real abrigam as montadoras. Em Itatiaia, há a produção de pneus (Michelin). E Volta Redonda tem a siderurgia (CSN).

Rio das Flores fica na lanterninha

O economista Mauro Osório, que estuda o desenvolvimento do Estado do Rio, discorda. Na sua avaliação, falta sinergia entre as grandes indústrias instaladas no Médio Paraíba e as pequenas empresas locais:

¿ Há fábricas no pólo automobilístico que compram mais de 90% de suas partes e peças fora do Estado do Rio. E Porto Real não é um município, é uma indústria ¿ afirma.

A cidade, que foi emancipada em 1997, tem apenas 14.386 habitantes. E a chegada de grandes empresas veio acompanhada da importação de técnicos e funcionários de maior qualificação. Muitos vieram de França, Alemanha e EUA, onde estão a sede da PSA, da Volks e da indústria de vidros Guardian (que fica em Porto Real). A mão-de-obra especializada local foi recrutada em Volta Redonda, a maior parte ex-trabalhadores da CSN. Muitos também vieram transferidos das fábricas paulistas.

A alternativa para os moradores de Porto Real foi buscar espaço na prestação de serviços. Segundo Leonise Provasi, de 75 anos, muitos trocaram a vocação pela lavoura e passaram a explorar a culinária. Leonise é dona do restaurante Terra Nostra, que atrai os ¿estrangeiros¿ das montadoras.

¿ Deu certo. Tanto assim que, nas férias coletivas na Peugeot, Volks e Guardian, tiramos férias no restaurante também ¿ diz.

As oportunidades surgiram dentro e fora das fábricas. O ajustador mecânico Juscelino José de Almeida, de 36 anos, trocou uma empreiteira na CSN, em Volta Redonda, onde trabalhava há 20 anos e ganhava apenas R$300 mensais, por um salário três vezes maior.

¿ Isso aqui se tornou uma ótima opção para quem quer fazer carreira ¿ explica ele, que há oito meses trabalha na BMB, de 80 metalúrgicos, fabricante de eixos para os caminhões e ônibus da Volks.

A prosperidade em Resende e Porto Real beneficia ainda os municípios vizinhos. Os funcionários das grandes empresas movimentam hotéis e imóveis de alto padrão em Itatiaia e Penedo.

Na lanterninha do desempenho econômico do estado, aparecem municípios pequenos, como São Sebastião do Alto, Varre-Sai, Trajano de Morais, Macuco e Rio da Flores (menor PIB municipal), todos com menos de dez mil habitantes.