Título: Repórteres sem Fronteiras chama de radical decisão da Justiça brasileira
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 10/01/2007, O País, p. 3

Especialistas do mundo todo dizem que saída é indenização, e não censura

A decisão da Justiça brasileira de obrigar o site YouTube a bloquear o acesso ao vídeo da modelo Daniella Cicarelli com o namorado, o empresário paulista Renato Malzoni Filho, numa praia da Espanha, foi considerada ¿desproporcional¿ pela organização internacional Repórteres Sem Fronteiras. A entidade, que defende a liberdade de imprensa, condenou a medida em nota distribuída ontem.

¿O direito à privacidade deve ser assegurado pela Justiça, mas a decisão de retirar o vídeo é radical e imprópria, além de uma das mais ineficazes¿, diz um trecho da nota. ¿Difícil compreender como um simples vídeo sem importância possa justificar o bloqueio de um site usado por milhares de brasileiros¿, completa.

Blogueiros e colunistas do mundo todo ironizaram a medida e ridicularizaram a proibição, e internautas reproduziram o vídeo em outras páginas.

Para Mark Ward, da BBC de Londres, o fato já reconhecido por juízes anglo-americanos é que é quase impossível tentar impedir que fotos ou vídeos ilícitos circulem pela internet. ¿Cicarelli e Malzoni passaram por isso: cada tentativa de remover o material ¿ no caso um vídeo picante com imagens sem muita qualidade dos dois em uma praia da Espanha ¿ apenas alertava uma nova audiência para a existência das imagens¿, avaliou Ward. Ele lembra que juízes na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos não fazem proibições semelhantes por saberem que seria ¿uma tentativa fútil¿, como definiu o especialista em lei tecnológica e advogado de uma companhia de Londres, a DLL Legal, Nick Lockett: ¿Ao contrário, eles vão lidar com isso pedindo indenizações. Este é o único recurso que terão¿.

Caso repercutiu no exterior

O blogueiro americano Peter Rost ironiza: ¿No final, o que esta história prova é isso: não seja pego com algas no seu calção de banho. E, se for pego, tente achar um advogado para banir o YouTube em todo o país¿, escreve Rost em artigo acompanhado do vídeo. No site InformationWeek, Mitch Wagner critica o casal por tentar bloquear as imagens na Justiça: ¿Se você não quer que multidões vejam você fazendo sexo, por que você faria isso na praia com outras pessoas por perto?¿.

A decisão da Justiça brasileira de obrigar o YouTube a bloquear o acesso ao vídeo causa polêmica na imprensa estrangeira e protestos na internet desde a semana passada. A notícia ganhou destaque em jornais americanos, como ¿The New York Times¿ e ¿USA Today¿, e esteve entre as mais acessadas no site da BBC, um dos de maior audiência em inglês. Texto da agência Associated Press foi reproduzido em sites do jornal argentino ¿Clarín¿ e nas revistas americanas ¿Forbes¿ e ¿BusinessWeek¿.

Uma versão de que todo o YouTube teria de ser retirado do ar chegou a ser veiculada por sites estrangeiros e agências internacionais na quinta-feira, mas foi desmentida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A decisão que vale agora que é que o YouTube impeça a veiculação do vídeo com Cicarelli.